A obra do compositor alemão, concebida sobre a peça de William Shakespeare, seguirá do Coliseu do Porto para o Convento São Francisco, em Coimbra, onde será apresentada no dia 23 de abril, e vai chegar ao Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, no dia 25 de abril, para abrir os Dias da Música, conforme o percurso anunciado pelas casas de espetáculo.

A interpretação de "Sonho de Uma Noite de Verão" nasce de "um grande estágio de orquestra, orientado pelo maestro Cesário Costa, aberto a alunos de música dos Conservatórios Oficiais, das Escolas Profissionais e das Escolas de Ensino Particular e Cooperativo de todo o país”, lê-se na nota de imprensa do Coliseu do Porto e no 'site' do Convento São Francisco, em Coimbra.

"Sonho de Uma Noite de Verão" foi composta em momentos distintos da vida de Mendelssohn. Primeiro, a "Abertura de concerto", op. 21, uma obra de juventude, a que se segiu, cerca de 15 anos mais tarde, a "Música incidental", op. 61, escrita como música de cena para uma encenação da peça, e que inclui a famosa "Marcha nupcial".

Além da Orquestra do Festival Dias da Música, que terá cerca de 70 músicos, e das cantoras Ana Maria Pinto e Patrícia Quinta, como solistas, a interpretação conta ainda com a narração do ator Pedro Penim e serão também convidados coros locais, num total de 80 vozes, a dirigir pelo mestro.

A Orquestra do Festival Dias da Música é constituída por alunos selecionados de três orquestras sinfónicas juvenis: a Orquestra dos Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música (OJ.COM), a Orquestra Sinfónica Ensemble, que reúne alunos de escolas artísticas de música do ensino particular e cooperativo, e a Orquestra Sinfónica da Associação Nacional do Ensino Profissional de Música e Artes (Aproarte), que congrega as escolas profissionais de música.

Em Lisboa, no CCB, os Dias da Música terão lugar nos dias 25 a 28 de abril, com um programa - ainda por anunciar - direcionado para a obra de William Shakespeare.

O CCB explicou, em nota de imprensa, que “a música, em particular, tem uma profunda relação com Shakespeare, seja pelo que escreve sobre a música, seja pela forma como a sua obra fascinou e influenciou compositores de todas as épocas”.

Entre os dias 06 e 08 de abril, no CCB, em antecipação ao festival, será apresentada a peça "Timão de Atenas", um espetáculo da companhia Teatro Praga, com a colaboração musical do Ludovice Ensemble, a partir de "A vida de Timão de Atenas", de Shakespeare, e de "Timão de Atenas", do compositor Henry Purcell.

“Desde obras inspiradas no dramaturgo, à música criada no seu tempo, este ano todos os caminhos vão dar a Shakespeare”, acrescentou a organização do festival.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.