O Festival edpcooljazz abre na terça-feira à noite, nos Jardins Marquês de Pombal, em Oeiras, nos arredores de Lisboa, com as atuações do duo Rodrigo y Gabriela, e a primeira parte garantida pela portuguesa Márcia.
“A dupla mexicana faz uma viagem perfeita entre Jimi Hendrix, o jazz fusão e o flamenco”, lê-se no comunicado enviado pela organização à agência Lusa, acrescentando que se trata de “um duelo melódico, harmonioso, técnico e pulsante que difere dos padrões ‘standard’”.
O texto da organização cita o jornal inglês The Independent, que se se referiu ao “flamenco rock”, “o que emana do palco quando Rodrigo y Gabriela tomam conta das guitarras”.
O Festival apresenta, este ano, pela primeira vez, “Live Experiences”, um espaço de apresentações “de talentos do jazz nacional”.
A iniciativa “Santa Casa Jazz Sessions”, pois conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, “vai juntar trios de jazz, que atuam em todas as noites do festival, das 19:30 às 21:00, no espaço Cool Pick & Go, que funciona nos jardins e no parque dos Poetas.
O cartaz das Santa Casa Jazz Sessions conta com a participação de Sócrates Bôrras, na próxima terça-feira, Jessica Pina, na quarta e quinta-feira próximas, João Espadinha, nos dia 23 e 29, João Coelho, no dia 25, e Rui Pereira, a fechar, no dia 26.
A guitarra assinada por Chrissie Hynde é entregue ao vencedor do leilão na quarta-feira, antes do concerto dos The Pretenders, no Parque dos Poetas, também em Oeiras, nos arredores de Lisboa. A primeira parte garantida por Rita Redshoes.
O valor apurado reverterá para o Centro Nuno Belmar da Costa da APCL, cujo objetivo “é apoiar e proporcionar tranquilidade às pessoas com paralisia cerebral e situações neurológicas afins, e suas famílias, através do desenvolvimento máximo das suas capacidades”.
Estas iniciativas solidárias iniciaram-se em 2015, tendo então sido leiloado uma guitarra autografada por Mark Knopfler, cujo resultado de oito mil euros reverteu para a CerciOeiras.
Ao duo mexicano Rodrigo y Gabriela e à portuguesa Márcia, que abrem na terça-feira o edpcooljazz, seguem-se, na quarta-feira, no Parque dos Poetas, Rita Redshoes e os The Pretenders, e, no dia 20, no palco montado nos jardins, tocam Maceo Parker e Da Chick.
No dia 23 de julho, atuam, no palco dos jardins, os brasileiros Filipe Catto e Maria Gadú, no dia seguinte, sobem a este palco Jorge Palma e Jake Bugg e, no dia 26, também nos jardins, atuam Jamie Lidell & The Royal Pharons e Luísa Sobral.
O festival encerra no dia 29 de julho com o britânico Jamie Cullum, no Parque dos Poetas, sendo a primeira parte garantida por Beatriz Pessoa.
No ano passado, 35.000 pessoas assistiram aos oito concertos do festival edpcooljazz, segundo dados da organização.
Comentários