O festival de Veneza decidiu atribuir o prémio “Glory to the Filmmaker” a Abel Ferrara, “um dos mais interessantes e irreconciliados realizadores da atualidade”, afirmou o diretor, Alberto Barbera, em comunicado.

O festival começa a 02 de setembro e Abel Ferrara, de 69 anos, receberá o prémio no dia 05, antes da exibição, em estreia mundial e fora de competição, do documentário “Sportin’Life”, mais pessoal e íntimo, sobre a relação do realizador com arte e a criatividade.

“Um dos muitos méritos de Abel Ferrara”, afirma o diretor de Veneza, é “a inegável consistência e fidelidade à sua abordagem pessoal, inspirada pelos fundamentos do cinema independente, mesmo quando o realizador teve oportunidade de trabalhar em produções mais convencionais”.

O prémio “Glory to the Filmmaker” foi atribuído pela primeira vez pelo festival de Veneza em 2007 ao realizador japonês Takeshi Kitano – que fez um filme que dá nome ao galardão -, tendo já distinguido também nomes como Abbas Kiarostami, Agnès Varda, Al Pacino e Stephen Frears.

A 77.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza decorrerá de 02 a 12 de setembro.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.