Os desenhos, disponíveis igualmente em ímanes para por no frigorífico, uma fita de pulso, crachás diversos, uma régua, um bloco de notas ou um puzzle, mostram o papa Francisco a rir e a fazer um gesto de aprovação (com os dois polegares para cima) ou a “aparição” de Nossa Senhora, em cima de uma árvore, aos três pastorinhos e a sete ovelhas.
As crianças estão vestidas com motivos coloridos - uma das meninas de blusa e saia preta, a outra com um vestido vermelho às bolinhas brancas e o rapaz de barrete de campino com o verde e vermelho das cores nacionais - e protagonizam outro quadro, uma pausa para a merenda num prado, rodeados de ovelhas.
Há ainda um desenho intitulado "Multidão" - que recria o recinto do Santuário com a Virgem Maria ao centro rodeada de faces multiétnicas - outro figurativo dos peregrinos, com uma figura caminhante de lenço amarrado à cabeça e colete refletor, acompanhado das inscrições "Eu Fui" e "Fátima - Portugal" e também produtos relacionados com as comemorações de 12 e 13 de maio de 2017, sempre acompanhadas de motivos religiosos ligados à Cova da Iria.
"São imagens divertidas, relacionadas com a temática religiosa de Fátima, aplicadas em produtos dirigidos a todas as idades, que colocam um sorriso na cara de quem os conhece", disse à agência Lusa Ricardo Figueira, um dos promotores do projeto Funny Fatima.
Ricardo, 30 anos, técnico de atividades desportivas numa instituição particular de solidariedade social e a mulher Cátia, 33 anos, psicóloga, casados há seis meses, tiveram a ideia em abril de 2016, durante um "passeio romântico" a Sintra.
"Na loja oficial do palácio da Pena encontrámos produtos relativos à temática ‘Sintra', mas numa versão diferente e divertida. Pensámos que poderíamos levar o conceito para Fátima e logo ai começámos a trabalhar", explicou o jovem empresário.
Fizeram contactos, nomeadamente com o responsável pelo design dos produtos e, ainda no ano passado, surgiram os primeiros artigos. No entanto, devido à "forte componente" divertida do projeto, o casal diz ter-se deparado com "uma grande resistência para entrar no mercado de Fátima, tradicionalmente conservador e dirigido às massas", assinala Ricardo Figueira.
Em 2017 decidiram apostar numa loja online (disponível em funnyfatima.nloja.com) e numa página na rede social Facebook "e o ‘feedback’ tem sido muito positivo", argumenta.
Na página do Facebook, lançada este mês, a Funny Fatima define-se como "uma marca portuguesa de ‘merchandising’ turístico com produtos relacionados com a temática religiosa de Fátima", envolvendo "imagens super divertidas, aplicadas em produtos de elevada qualidade".
Os promotores sublinham que, apesar da componente divertida, "nunca é descurado o respeito pela temática da religião".
Comentários