Em comunicado enviado à agência Lusa, o CHUC adianta que o protocolo de colaboração incentiva estágios recíprocos, pós-graduações e linhas de investigação.

O acordo tem ainda como objeto a cooperação nas áreas de anestesiologia, transplantação renal e hepática, cirurgia cardiotorácica, investigação e translação em células estaminais e investigação clínica.

O protocolo foi assinado pelo presidente do CHUC, Martins Nunes, e pelo responsável da Universidade de São Paulo/Hospital das Clínicas, José Otávio Auler.

A cerimónia foi presenciada pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, o reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, o diretor executivo das Relações Internacionais da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, Eduardo Moacyr Krieger, e o presidente da Aliança M8, Detlev Ganten.

O CHUC salienta que a Universidade de São Paulo foi a instituição que "apoiou desde a primeira hora" a candidatura portuguesa para a realização em Coimbra da conferência intercalar de 2018 da Cimeira Mundial de Saúde.

Portugal, representado pelo consórcio CHUC/UC, foi admitido a 11 de outubro de 2015 na Aliança M8, que tem como missão principal a melhoria da saúde a nível global e organiza anualmente a Cimeira Mundial de Saúde.

A Assembleia Geral da Aliança M8 realizou-se no sábado em Berlim, e até hoje decorre a Cimeira Mundial de Saúde, também nesta cidade alemã, com a presença do Governo português, representado pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, do consórcio CHUC/UC e da Academia Portuguesa de Medicina.

A conferência intercalar da Cimeira Mundial de Saúde de 2018 vai realizar-se em Coimbra, a 20 e 21 de abril, no Convento São Francisco, de acordo com a decisão votada por unanimidade na assembleia-geral da Aliança M8.

"O evento de Coimbra será dedicado ao tema da Medicina de Fronteira, analisando diversas vertentes da prestação de cuidados de saúde em condições adversas, quer por se tratar de zonas subdesenvolvidas, quer por haver situações de guerra e pós-guerra, fluxos de refugiados, alterações climáticas e pandemias", anunciou o consórcio português em comunicado enviado à agência Lusa.

A presença do consórcio Universidade de Coimbra e Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra na Aliança M8 - o G8 da Saúde - é um motivo de orgulho e uma honra para o Governo português, disse na sexta-feira o secretário de Estado da Saúde.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.