Estas dez joias, que procedem de uma coleção da família Bourbon-Parma, deram a volta ao mundo nas últimas semanas e foram apresentadas em exposições públicas, que permitiram aos amantes da alta joalharia admirarem pela primeira vez estes objetos históricos.

A estrela da venda poderia ser um brinco de diamantes com uma pérola natural em forma de pêra (26 mm x 18 mm), com um valor estimado entre 890 mil euros e 1.78 milhões de euros.

Nos principais lotes da coleção há também brincos ornados de pérolas (entre 178.000 e 267.000 euros) e um colar de pérolas, cujo preço pode ir além dos 60 mil euros.

"É a venda do século XXI", declarou à AFP Andres White Correal, diretor de joias da Sotheby's, durante uma apresentação em Londres. É impossível que "alguma coisa seja melhor" do que o que pertenceu a Maria Antonieta. "E também porque não restam muitas de suas joias", acrescenta.

Na venda será também leiloado um anel de diamantes que contém uma mecha de cabelos da rainha, avaliado entre oito mil e 10.000 dólares.

Maria Antonieta apreciava também a alta relojoaria, como demonstra um relógio de bolso cuja caixa carrega as iniciais MA e três flores-de-lis, avaliado em entre sete e cerca de nove mil euros.

Antes de tentar fugir da França com Luís XVI e seus filhos, Maria Antonieta enviou suas joias a Bruxelas, e depois foram entregues a familiares na Áustria, sua pátria de origem.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.