O JUMP — European Music Market Accelerator — é um programa de formação para profissionais europeus ligados à indústria da música com ideias inovadoras para o setor. O programa fornece uma estrutura para facilitar o desenvolvimento de negócios inovadores e tem como objetivo ajudar o setor musical a adaptar-se às recentes transformações do mercado.

Coordenado pelo francês MaMA Festival and Convention, o JUMP é implementado por uma rede composta por um conjunto de festivais europeus, entre eles o português MIL - Lisbon International Music Networt — o The Next Big Idea falou com os responsáveis pela aceleradora, em março deste ano, a propósito deste evento.

E será na capital francesa, de 16 a 18 de outubro, que os primeiros nove projetos incubados, entre eles a portuguesa a Faniak, voltam a encontrar-se para o sexto evento do primeiro programa JUMP, que teve início em março deste ano.

Nos três dias, em Paris, os projetos vão mostrar, em duas sessões e a um conjunto de profissionais e especialistas da indústria, o trabalho desenvolvido ao longo destes últimos meses.

De acordo com os responsáveis pelo JUMP, esta será mais uma oportunidade para os envolvidos receberem feedback sobre as suas ideias e a evolução dos projetos. Paralelamente, cada um dos JUMPers — assim são apelidados pelo programa — terá um espaço dedicado ao seu projeto, no MaMA Invent, que possibilitará o contacto direto com todos os participantes do festival e da convenção. Os JUMPers participarão ainda em vários workshops e conferências, especialmente selecionados para eles pela equipa de tutores que os acompanha desde o início. 

Durante esta edição serão lançadas as candidaturas para o segundo programa de incubação, que decorrerá de março a novembro de 2020. Ao todo serão 15 projetos que terão também a oportunidade de trabalhar nas suas ideias e conceitos com acompanhamento intensivo e orientação personalizada por parte do JUMP.

Portugal em destaque na décima edição do Festival MaMa, em Paris
Portugal em destaque na décima edição do Festival MaMa, em Paris
Ver artigo

Na sua segunda edição — está ainda prevista uma terceira em 2021 — o JUMP oferece duas vertentes de acompanhamento. O JUMP Start, para profissionais da indústria da música que desejem desenvolver e estruturar uma ideia, mas que precisem de algum tipo de apoio para a colocar em prática, e o JUMP Boost, para profissionais da indústria da música que já têm o seu projeto, mas que precisam de fortalecê-lo antes de o implementar. Os critérios de elegibilidade destes dois programas será conhecido na quinta-feira.

Os dez projetos selecionados em 2019, de acordo com o JUMP, cobrem uma grande variedade de necessidades urgentes no setor musical, como a promoção social com projetos focados na diversidade da indústria, saúde mental e sustentabilidade ambiental; a aposta no desenvolvimento tecnológico que promova uma remuneração justa e mecanismos de transparência; e a construção de pontes entre os diferentes atores-chave do ecossistema, com projetos que promovam a mobilidade de profissionais.

O acompanhamento é feito mensalmente, com encontros marcados nos restantes festivais parceiros do programa — o Un-Convention (Reino Unido), o M.E.S.O (Grécia), o Nouvelle Prague (República Checa) e o MIH (Itália), para além dos já mencionados — e nos dois eventos associados, o XpoNorth (Reino Unido) e o Lollapalooza Berlin (Alemanha).

O MaMA Festival and Convention, que junta 6.000 profissionais da música na capital francesa e conta com mais de 120 concertos, vai ter em destaque Portugal, com artistas nacionais, uma conferência sobre os festivais de música nacionais e ainda um ‘cocktail’ de encerramento.

A programação completa do festival e da convenção pode ser consultada no site do MaMa e do JUMP.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Um artigo do parceiro

The Next Big Idea é um site de inovação e empreendedorismo, com a mais completa base de dados de startups e incubadoras do país. Aqui encontra as histórias e os protagonistas que contam como estamos a mudar o presente e a inventar o que vai ser o futuro. Veja todas as histórias em www.thenextbigidea.pt