Em termos musicais, as escolhas de Obama incluem temas como “Make me feel”, de Janelle Monáe, “Bad bad news”, de Leon Bridges, “Nterini”, de Fatoumata Diawara” e “Apes**t”, dos The Carters.

No final da lista, surge um álbum clássico, “The Great American Songbook” (Nancy Wilson), que Obama dedica aos grandes cantores de jazz de todos os tempos.

Entre os filmes selecionados estão "Roma", "A morte de Estaline" e "BlacKkKlansman: O Infiltrado".

"Becoming", título da autobiografia de Michelle Obama, mulher do antigo Presidente norte-americano, surge no topo da lista dos livros favoritos - "obviamente, o meu favorito!", acrescenta numa nota. A seleção inclui ainda obras como "Longa Caminhada Até a Liberdade", de Nelson Mandela, "Factfulness", de Hans Rosling, e "Americanah", de Chimamanda Ngozi Adichie.

Na publicação na rede social, Obama lembra que gosta de fazer listas de final de ano, porque lhe permite fazer “uma pausa e refletir sobre o ano através dos livros, filmes e músicas” que mais o “inspiraram”.

Obama convida os seus seguidores a consultarem as listas.

Neste período de balanços, as escolhas de Obama podem já ser consideradas uma tradição, começada quando ainda residia na Casa Branca.