O polidesportivo de São José no bairro das Enguardas, em Braga, sofreu uma transformação. É agora uma peça de arte urbana. O artista Contra realizou a intervenção, de latas de tinta na mão.

O recinto conta com três campos de jogo e é, agora, o maior campo de basquetebol de rua da Europa. A iniciativa foi promovida pelo Município de Braga com a Hoopers, uma plataforma de comunidade para jogadores e fãs de basquetebol, que tem atuado muito na rua.

O street artist Contra teve à disposição uma tela com cerca de mil metros quadrados e dia 10 de julho arrancaram os trabalhos de intervenção. O projeto chamou a atenção de todos - crianças a adultos - que se reuniam às janelas e à volta do campo, cheios de curiosidade.

“O envolvimento da comunidade é um dos aspectos fundamentais neste tipo de intervenções. A forma como as pessoas acolheram os artistas mostra que esta é uma comunidade especial e que este projeto vai dar mais vida ao bairro. Na Hoopers queremos dinamizar comunidades e trazer o basquetebol para a rua”, explica André Costa, fundador da plataforma.

O espaço conta com o primeiro campo de basquetebol exclusivo de 3x3 (em que se defrontam equipas de três jogadores) em Portugal, com medidas oficiais e preparado para receber competições da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), entre outras utilizações possíveis.

O recinto estará ao aberto ao público a partir de 10 de setembro e a sua utilização será totalmente gratuita.

O projeto foi apadrinhado desde o primeiro dia por Sameiro Araújo, Vice-Presidente do Município de Braga: “Percebemos de imediato o enorme potencial do projeto na transformação desportiva, social e cultural daquele espaço e região. Este projeto vai permitir também devolver a prática do Basquetebol aos Leões das Enguardas - um dos históricos desta modalidade na região - mas também fomentar a prática informal dos jovens e a dinamização do local por parte dos outros clubes da região”.

Além do Município de Braga e da Hoopers, este projeto de intervenção contou com apoio da Robbialac, da Repertintas, da Sports Partner e do Instituto Português do Desporto e Juventude. Este projeto colorido não está sozinho. Em Lisboa, o campo dos Mártires da Pátria também capta a atenção do olho.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.