A longa-metragem, que traça um retrato da crise económica que atingiu Portugal aos olhos de um pugilista desempregado, foi distinguida com os prémios de melhor filme, realização, ator principal e secundário, para Nuno Lopes e José Raposo respetivamente, assim como argumento original, fotografia e direção artística.

É "a primeira crise da minha geração e todos os dias havia direitos que pareciam que nos eram retirados. Aquele filme é sobre a crise e sobre a minha crise, a nossa crise", afirmou Marco Martins num dos discursos de agradecimento.

"Espero que estes prémios ajudem a aproximar o público dos filmes portugueses", disse Marco Martins.

Quando recebeu o Sophia de melhor ator, Nuno Lopes afirmou que na cultura portuguesa "os anos da crise ainda não passaram".

"Continuamos a ser desrespeitados constantemente nos atrasos dos concursos e na forma pouco clara como são atribuídos", disse, referindo-se os concursos de apoio ao cinema e audiovisual de 2018 que ainda não abriram.

Com a anunciada presença do secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, na cerimónia, Nuno Lopes deixou um apelo: "A cultura é uma responsabilidade do Estado. Juntem-se a nós e façam a vossa parte, senhores governantes, ainda vamos a tempo. Um país sem cultura não é um país, é uma área mal ocupada".

"Peregrinação", de João Botelho, conquistou três Sophia, em categorias técnicas, enquanto "A Fábrica de nada", de Pedro Pinho, recebeu os prémios de melhor montagem e argumento adaptado.

Na sexta edição dos prémios Sophia, "Nos Interstícios da Realidade ou o Cinema de António de Macedo", de João Monteiro, foi eleito o melhor documentário em longa-metragem, e "O homem eterno", de Luís Costa, a melhor curta-metragem documental.

O Sophia de melhor curta-metragem de ficção foi para "Coelho Mau", de Carlos Conceição, e o de curta de animação distinguiu "A Gruta de Darwin", de Joana Toste.

O Sophia de melhor série televisiva foi para "Madre Paula", exibido na RTP.

A Academia Portuguesa de Cinema atribuiu ainda três prémios de carreira à caracterizadora Ana Lorena, ao realizador e ensaísta Lauro António e ao realizador Artur Correia, recentemente falecido.

Esta é a lista completa dos vencedores:

Prémio Mérito e Excelência: Caracterizadora Ana Lorena; realizador Lauro António; realizador Artur Correia

Melhor Filme: "São Jorge"

Melhor Realizador: Marco Martins - "São Jorge"

Melhor Atriz Principal: Rita Blanco - "Fátima"

Melhor Ator Principal: Nuno Lopes - "São Jorge"

Melhor Atriz Secundária: Isabel Abreu - "Uma vida à espera"

Melhor Ator Secundário: José Raposo - "São Jorge"

Melhor Fotografia: Carlos Lopes - "São Jorge"

Melhor Documentário em Longa-Metragem: "Nos Interstícios da Realidade ou o Cinema de António de Macedo" - João Monteiro

Melhor Documentário em Curta-Metragem: "O homem eterno" - Luís Costa

Melhor Curta-Metragem de Ficção: "Coelho Mau" - Carlos Conceição

Curta-Metragem de Animação: "A Gruta de Darwin" - Joana Toste

Melhor Argumento Original: "São Jorge"

Melhor Argumento Adaptado: "A fábrica de nada" - Pedro Pinho, Luísa Homem, Leonor Noivo, Tiago Hespanha, baseado na peça original “The Nothing Factory”, de Judith Herzberg

Melhor Banda Sonora Original: Rita Redshoes & The Legendary Tigerman - "Ornamento e Crime"

Melhor Canção Original: "Fim", de Lúcia Moniz - "Uma Vida à Espera"

Melhores Efeitos Especiais/Caracterização: Nuno Esteves 'Blue' - "Peregrinação"

Melhor Série: "Madre Paula"

Melhor Direção Artística: Wayne dos Santos - "São Jorge"

Melhor Som: Pedro Melo, Elsa Ferreira e Branko Neskov - "Al Berto"

Melhor Guarda Roupa: Sílvia Grabowski - "Peregrinação"

Melhor Maquilhagem e Cabelos: Rita Castro, Felipe Muiron - "Peregrinação"

Melhor Montagem: "A fábrica de nada" - Cláudia Oliveira, Edgar Feldman, Luísa Homem

Prémio Sophia Estudante: "Snooze" - Dinis Leal Machado (ESMAD).

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.