A edição deste ano do presépio, num projeto concebido há 18 anos pela escultora Teresa Martins, vai ser inaugurada às 11:30 de sexta-feira, junto à Porta da Vila de Monsaraz, indicou hoje a câmara municipal.

As 46 figuras, representativas da Natividade e distribuídas pelas principais ruas da vila medieval, já fazem parte da quadra natalícia em Monsaraz, e, este ano, voltam a receber os turistas e a fazer companhia aos habitantes, até dia 06 de janeiro de 2018.

As esculturas, lembrou o município, são "feitas em ferro e rede” e “recobertas por panos impermeabilizados de cor crua”.

“Pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases, têm as caras e as mãos feitas em cerâmica e estão iluminadas durante a noite, propondo um passeio agradável pelas ruas de Monsaraz”, acrescentou a autarquia.

Quem visitar a vila alentejana, pode passear ao lado dos Reis Magos, do pastor, dos guardas do castelo, do oleiro, do almocreve, da lavadeira e da fiadeira, entre outras figuras, que se “dirigem” para junto da Virgem Maria, de São José e do Menino Jesus, colocados no Castelo.

Além do presépio, realçou a câmara, Monsaraz vai contar, este Natal, com uma mostra de artesanato e de produtos regionais, nos feriados e nos fins de semana até dia 17 de dezembro.

O tradicional Cante ao Menino está agendado para as 17:00 de 23 de dezembro, na Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, com o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Orquestra da Sociedade Musical Santa Cecília, Manuel Sérgio e José Farinha, enquanto o Cante de Reis, também com o grupo coral da freguesia, vai ter lugar a 05 de janeiro, pelas ruas.

No âmbito da iniciativa Natal das Freguesias, ao longo do próximo mês, a cidade de Reguengos de Monsaraz, sede de concelho, segundo o município, vai acolher uma festa alusiva à época destinada aos idosos, assim como magia nos lares, e festas nos estabelecimentos de ensino.

Cante ao Menino, com o grupo Canta’raz, nas igrejas de Nossa Senhora da Caridade (da 26), de Perolivas (dia 28) e Matriz de Reguengos de Monsaraz (dia 29), bem como um presépio de rua e exposição de presépios em S. Pedro do Corval, a inaugurar esta sexta-feira, são outras das iniciativas.

Do programa, fazem também parte diversas atuações musicais nas freguesias, outros presépios de rua em localidades do concelho, uma mostra de presépios do mundo na sede de concelho, teatro ou um passeio solidário de cicloturismo.

Para alegria das crianças, o Pai Natal vai “chegar” a Reguengos de Monsaraz, na sexta-feira à tarde, com o seu cortejo a percorrer várias ruas do centro histórico até à sua casa na Praça da Liberdade.

Escorrega duplo insuflável de 10 metros de altura, canhão de neve, fotografias com o Pai Natal e passeios de charrete são outras das atividades preparadas para divertir as crianças, nesta época festiva.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.