A Whirlpool apercebeu-se que, muitas vezes, a ausência de roupa lavada faz com que alunos faltem às aulas. Alguns miúdos são sem abrigo, outros passam por dificuldades financeiras e têm de escolher entre gastar o dinheiro em comida, eletricidade ou numa ida à lavandaria.

De acordo com os números divulgados pela empresa, em média, um estudante necessitado falta um em cada dez dias de aulas ao longo do ano letivo.

Antes, algumas escolas usavam estratégias como oferecer comida ou transporte para incentivar os alunos a irem à escola, mas agora perceberam que podem atrair os jovens mais necessitados de outra maneira.

Através da campanha Care Counts, a empresa norte-americana criou um conceito solidário em que doa máquinas de lavar e secar a roupa a escolas. Os alunos podem assim ter roupa lavada todos os dias. E os resultados já estão à vista. Segundo a empresa, 93 em cada 100 estudantes que participaram no programa neste primeiro ano aumentaram o número de presenças na escola.

Em média, cada aluno conseguiu lavar 50 cargas de roupa graças a este programa. Os alunos participam em mais atividades extracurriculares e estão mais motivados nas aulas, sendo estas as principais consequências do programa.

No primeiro ano de funcionamento, 17 escolas receberam máquinas para os alunos, o que resultou em mais de 2.320 cargas de roupa. Neste ano letivo, 30 escolas vão contar com este programa, mas já 300 se mostraram interessadas em receber máquinas de lavar e secar a roupa.

"Com roupa lavada eu sinto-me como se nada me pudesse parar", diz Joe do 4º ano, uma das caras da campanha. A professora Alison Guernsey diz que "antes do programa não acreditava [que as máquinas de lavar] pudessem fazer grande diferença", mas agora "sabemos que tiveram um impacto positivo".

Todos os dias abandonam a escola quatro mil americanos, pelos mais diversos motivos. Ao abdicarem dos estudos, acabam por não conseguir melhores empregos e são mais mal pagos no futuro.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.