Inauguração da exposição "Corpo, Abstração e Linguagem na Arte Portuguesa - Obras da Secretaria de Estado da Cultura em Depósito na Coleção de Serralves"

O que é: Apresentada no âmbito da parceria estabelecida entre a Fundação de Serralves e o município de Espinho, a exposição mostra um conjunto de obras provenientes da coleção da Secretaria de Estado da Cultura (SEC) em depósito no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, desde a criação da Fundação de Serralves, e demonstra a importância que a pintura e a escultura tiveram ao longo dos anos 1960, 70 e 80 na renovação das linguagens artísticas em Portugal. As obras selecionadas refletem o diálogo que os artistas portugueses deste período estabeleceram entre si e como se relacionaram com os ambientes e influências dos meios artísticos internacionais do pós-guerra.

A inauguração conta com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Espinho, Joaquim Pinto Moreira, da presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, e do diretor do Museu de Serralves, Philippe Vergne.

Quando: A partir desta terça-feira (16h00) até ao dia 18 de julho

Onde: Museu Municipal de Espinho


Concerto online pela Netherlands Chamber Orchestra

O que é: A Fundação Calouste Gulbenkian uniu-se às mais importantes salas europeias da rede ECHO (European Concert Hall Organisation) e partilha na página de Facebook um concerto por dia. Cada concerto é transmitido simultaneamente nas páginas de Facebook de todas as salas de concerto que aderiram à iniciativa.

Quando: Às 19:00 é transmitido o concerto pela Netherlands Chamber Orchestra, que acompanhada por Gordan Nikolić (concertino) e Lucas Jussen (piano) interpreta "Concerto para Piano e Orquestra n.º 1, em Mi menor, op. 11" de Fryderyk Chopin.

Onde: Na página de Facebook da Gulbenkian Música.


 Cinema português compete no Festival Palm Springs

O que é: As curtas-metragens portuguesas “Ruby” e “Dia de Festa” competem no festival de cinema, nos Estados Unidos, que decorre este ano apenas 'online'. Por causa da covid-19, o festival optou por alterar o modelo do evento, exibindo alguns dos filmes selecionados de forma gratuita e 'online'.

Entre os cerca de seis mil filmes submetidos foram selecionadas as curtas-metragens “Ruby”, de Mariana Gaivão, e “Dia de Festa”, de Sofia Bost. “Ruby” concorre ao prémio de melhor curta-metragem em imagem real e “Dia de festa” compete pelo prémio de melhor 'curta' internacional.

Quando: Entre hoje e o dia 22 de junho

Onde: No site do festival


"Clube dos Poetas Vivos": de Buarque a Dylan

O que é: A iniciativa realizada em parceria pelo Teatro Nacional D. Maria II e pela Casa Fernando Pessoa desde 2016 é agora apresentada numa versão online e semanal, que acontece todas as terças-feiras, às 17:00, ao vivo no Instagram do D. Maria II.

Neste novo encontro online, Teresa Coutinho, coordenadora do Clube, convida vários atores para leituras de poemas. Com um tema distinto a cada semana. O Clube dos Poetas Vivos terá novas sessões até ao final de junho, onde são lidos poemas e evocados poetas associados a questões como "Poesia & Feminismo", "Poesia Negra Norte Americana", "Poesia Experimental Portuguesa" ou "Poesia erótica e satírica".

Quando: Às 17h00

Onde: Instagram do teatro nacional D. Maria II


Feira da Ladra

O que é: A famosa feira de Lisboa realiza-se duas vezes por semana (terça-feira e sábado) e há sempre motivo para lhe fazer uma visita, ainda que agora com cuidados reforçados devido à situação de pandemia.

Onde: Campo de Santa Clara, Lisboa


Home Fitness Portugal

O que é: As aulas são tão intensas como as dos ginásios físicos e estão disponíveis várias modalidades, desde aulas de 15, 25 ou 45 minutos e vários níveis de intensidade, mais leves ou mais intensas, que elevam bastante o ritmo cardíaco. As aulas são às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 16h00 e as 20h00 e terças e quintas-feiras, das 10h30 às 13h15.

Uma sugestão via Calendall.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.