"Vamos entregar ao Papa Francisco uma réplica da estátua de São Teotónio, da autoria do escultor de José Rodrigues que está colocada, em Ganfei, no Largo da Tardinhade onde se encontra a capela que foi erguida no local onde nasceu o primeiro santo português", afirmou, hoje à Lusa o social-democrata Jorge Mendes.

De acordo com o autarca da segunda cidade do distrito de Viana do Castelo, a imagem em metal a entregar ao Papa Francisco, em audiência geral, no dia 24, pelas 10:00, "tem cerca de 40 centímetros de altura e dez de largura" e integrará, "pela primeira vez, a Galeria dos Santos, no Vaticano".

Jorge Mendes explicou que a iniciativa "insere-se no trabalho desenvolvido pela Câmara de Valença, no sentido de promover a figura e o legado daquele que é considerado a figura maior do concelho e uma referência para a fundação de Portugal".

"Para Portugal São Teotónio é o primeiro santo, para a Cristandade o padroeiro dos cristãos escravizados, para Valença a figura maior, para os tempos da nacionalidade o homem que deu força espiritual a Dom Afonso Henriques, na fundação do país", especificou.

A imagem vai ser levada por uma delegação constituída pelo arcipreste, pelos presidentes da câmara e assembleia municipal, da Junta de Freguesia de Ganfei e pelo deputado na Assembleia da República, eleito pelo Alto Minho, Luís Campos Ferreira, natural daquele concelho.

A imagem de São Teotónio que vai ser entregue ao Papa Francisco, "será benzida e exposta na celebração eucarística do próximo domingo, 21 de outubro. A missa está marcada para as 10:00, na igreja paroquial de Ganfei, templo onde São Teotónio foi batizado.

São Teotónio nasceu em 1082, na freguesia de Ganfei e faleceu em Coimbra a 18 de fevereiro de 1162. É o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa, sendo conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1.000 moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por Dom Afonso Henriques.

Em fevereiro de 2017, O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa deslocou-se a Ganfei para homenagear São Teotónio, depositando uma coroa de flores junto à estátua do primeiro Santo português e padroeiro da cidade de Valença.

"Portugal começou aqui e começou com uma boa inspiração. São Teotónio não é só o santo padroeiro desta freguesia é um santo padroeiro de Portugal. Fomos e somos importantes porque fomos sempre fiéis à nossa história, aos nossos costumes e àquilo que nos define. Somos conhecidos por todo o mundo. E começou aqui, na vossa capacidade de luta e na vossa capacidade de acreditar e também na inspiração de São Teotónio que, curiosamente, acabou por ser alguém próximo do começo da nossa nacionalidade", disse, na altura o Chefe de Estado.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.