O concerto na passagem de ano naquela localidade algarvia estava marcado há vários meses e os Xutos & Pontapés quiseram honrar o compromisso, disse a mesma fonte, sem adiantar se o grupo rock português vai ou não continuar a existir depois disso.

O espetáculo acontecerá um mês depois da morte do guitarrista Zé Pedro, aos 61 anos, um dos fundadores dos Xutos & Pontapés.

A 13 de janeiro assinalam-se os 39 anos da formação dos Xutos & Pontapés, dia em que, em 1979, atuaram nos Alunos de Apolo, em Lisboa.

O último concerto no qual Zé Pedro participou foi a 04 de novembro no coliseu de Lisboa, que assinalou o fim da digressão deste ano dos Xutos & Pontapés.

Zé Pedro estava doente há vários meses, mas a situação foi sempre mantida de forma discreta pelo grupo, tendo só sido assumida publicamente nessa altura, a propósito do concerto de fim de digressão.

"Puro", de 2014, é o mais recente álbum dos Xutos & Pontapés. Este ano divulgaram os temas "Alepo", cuja letra foi composta com frases da menina síria Bana Alabed, e "Sementes do impossível" para um filme de Joaquim Leitão.

Dos Xutos & Pontapés fazem parte Tim, Kalú, João Cabeleira e Gui.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.