A declaração de Pompeo surge numa nota do Departamento de Estado, emitida sexta-feira, sobre a celebração do dia de Portugal, a 10 de junho, na qual é dito que os Estados Unidos sempre consideraram Portugal entre seus amigos mais íntimos” e que as “relações multifacetadas de hoje estão ancoradas na aliança da NATO” e nos valores democráticos comuns.

“Portugal e os Estados Unidos estão a trabalhar para trazer estabilidade e paz a regiões conturbadas, combater o terrorismo e o tráfico de drogas e aumentar a prosperidade mútua”, lê-se no comunicado.

Pompeo salienta que os norte-americanos de ascendência portuguesa “fizeram grandes contribuições para os Estados Unidos” e que a comunidade lusa, de 1,3 milhões de habitantes “contribui muito para manter a força das relações bilaterais”.

“Nesta importante ocasião, reiteramos nosso compromisso em aprofundar ainda mais a amizade entre os Estados Unidos e Portugal e esperamos continuar a cooperação com nossos parceiros portugueses”, escreveu o secretário de Estado.

As comemorações do Dia de Portugal, com a participação do Presidente da República e do primeiro-ministro, decorrem este ano entre Ponta Delgada, nos Açores, Boston e Providence, nos Estados Unidos.

Marcelo Rebelo de Sousa regressará aos Estados Unidos na última semana de junho para se encontrar com o Presidente norte-americano, Donald Trump, na Casa Branca.