"O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, acompanhou hoje mais uma operação de embarque de animais com destino a Israel", que aconteceu no Porto de Sines, refere o seu gabinete em comunicado.

No ano passado, as exportações do setor pecuário subiram 32% face a 2015, para 157 milhões de euros.

"Só as exportações de bovinos cresceram 85%, correspondendo a uma fatia de 86 milhões de euros do total de exportações de animais vivos", acrescentou o gabinete do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação.

"O Governo tem feito uma aposta muito forte na abertura de mercados na região do Próximo Oriente e Médio Oriente. Depois da abertura do mercado da Jordânia, o Governo está agora empenhado no processo do Egito, em negociações com a Argélia, prevendo-se uma evolução positiva a muito curto prazo", refere.

Segundo o Executivo, "trata-se de um mercado de relevante dimensão, com hábitos culturais de consumo deste tipo de carne", acrescenta.

Estas operações resultam de "uma estratégia persistente e bem direcionada, que acompanha a forte aposta do setor no crescimento da exportações", afirma Luís Vieira, citado no comunicado.

O gabinete do governante adianta que Marrocos "passou a ser destino de exportação da produção nacional de aves, um setor que agora tem o mercado de exportação alargado também ao Qatar, para onde passou a ser possível exportar pintos do dia e ovos de incubação".

De acordo com o gabinete, "o Governo prossegue assim a sua política de internacionalização da agricultura e da pecuária portuguesas, dinamizando a abertura de novos mercados, promovendo o início de novos processos de negociação e correspondendo ao investimento dos operadores de exportação".

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.