"Trata-se de cobrir o rosto. Pode ser com um lenço. Pode ser com algo que você crie para você em casa. Pode ser com uma bandana", disse Blasio aos jornalistas.

O mayor acrescentou que as máscaras cirúrgicas não devem ser usadas porque elas são necessárias para os funcionários da saúde.

"Não precisa ser uma máscara cirúrgica profissional. Na verdade, não queremos que usem o tipo de máscara que os nossos socorristas precisam, que os nossos profissionais de saúde precisam. Não as usem", acrescentou.

Nova Iorque é o epicentro do surto de COVID-19 nos Estados Unidos.

A cidade registou quase 50.000 casos confirmados, incluindo 1.562 mortes, segundo o gabinete de Bill de Blasio.

Na noite desta quinta-feira, os Estados Unidos tinham um total de mais de 242.000 casos declarados e mais de 5.800 mortos, de acordo com o registo da Universidade Johns Hopkins.

O presidente Donald Trump disse aos jornalistas na sua entrevista diária na Casa Branca sobre o coronavírus que não pensava tornar obrigatório que todos os americanos cubram os rostos.

"Por exemplo, as máscaras, se as pessoas quiserem usá-las, podem. Se as pessoas quiserem usar lenços, que muitas pessoas têm, podem."

"Em muitos casos, os lenços são melhores. São mais grossos. Dependendo do material, são mais grossos", disse ele.

Deborah Birx, coordenadora do comité de resposta ao coronavírus da Casa Branca, disse que é importante que as pessoas não pensem que as máscaras substituem o distanciamento social ou a lavagem das mãos.

"Não queremos que as pessoas tenham uma sensação artificial de proteção", disse ela. "Elas são um meio adicional."

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, fez recomendações semelhantes às de Blasio na quinta-feira, mas enfatizou que as máscaras "não substituem" o distanciamento social.

"Os indivíduos que desejam cobrir seus rostos... isso é bom, somado ao distanciamento físico e à ordem de ficar em casa", disse ele.

Mais de três quartos dos americanos estão atualmente a viver sob várias formas de confinamento, incluindo os nova-iorquinos que foram instruídos a não deixar suas residências, a menos que seja absolutamente necessário.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.