Enquanto três em quatro mulheres (77%) na União Europeia (UE) respondem que a pandemia da covid-19 conduziu a um aumento da violência física e emocional contra as mulheres, em Portugal as respostas chegaram aos 90%, valor só ultrapassado pela Grécia (93%).

Questionadas quanto a consequências económicas da pandemia, quase metade (47%) das portuguesas indicam que teve um impacto negativo no seu rendimento pessoal (UE 38%).

Mais de metade das inquiridas em Portugal (52%) respondem igualmente que o equilíbrio entre a vida profissional e a profissional também foi negativamente afetado pela pandemia (UE 44%).

A saúde mental foi também negativamente afetada pela covid-19, especialmente devido às medidas de confinamento, consideram 45% das portuguesas (UE 41%).

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, em 08 de março, o Parlamento Europeu encomendou um inquérito específico, dirigido exclusivamente às mulheres europeias, a fim de melhor avaliar os pontos de vista de mulheres de diferentes gerações, países e características sociodemográficas em tempos de covid-19, tendo sido questionadas 26.741 mulheres, 1.001 em Portugal.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.