Cerca de 50.000 alunos dos Países Baixos terão faltado aos primeiros dias de aulas por receio da pandemia de covid-19, segundo estimativas anunciadas no dia em que se concluiu o recomeço faseado das aulas presenciais no país.
Com o turismo como um dos motores económicos, o surto de covid-19 surgido em Reguengos de Monsaraz (distrito de Évora), em junho, foi uma “sombra” que afastou visitantes, mas o concelho já começou a voltar aos roteiros dos turistas.
A Fenprof responsabilizou hoje o Ministério da Educação pela abertura do ano escolar, em regime presencial, sem alegadamente ter assegurado as condições de segurança sanitária necessárias nos estabelecimentos de ensino.
A Universidade de Évora anunciou hoje a descoberta de uma nova planta endémica, "rara e fortemente ameaçada", que cresce em charcos temporários e está "restringida a nível mundial a pequenas áreas da Costa Vicentina".
O presidente do PSD lamentou hoje que, por causa da Festa do Avante, Portugal seja, no estrangeiro, um "exemplo negativo" no combate à pandemia, considerando um erro grave a sua realização a dias da entrada em situação de contingência.
O CDS requereu hoje, com caráter de urgência, a audição do governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e do ministro das Finanças, João Leão, para darem explicações sobre as "perdas muito avultadas" do Novo Banco.
O presidente do Governo da Madeira considerou hoje que uma maior abertura ao turismo constitui um "risco", mas a região "não pode fechar", adiantando que ainda não está definido o regresso dos navios de cruzeiro à ilha.
O PAN vai propor a renegociação dos contratos de venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star e apoia uma comissão de inquérito parlamentar, face às conclusões da auditoria externa a esta instituição bancária.
Algumas centenas de estudantes bielorrussos manifestaram-se hoje em Minsk no dia da abertura do ano letivo, denunciando o autoritarismo de Alexdander Lukashenko, que voltou a minimizar os movimentos de contestação.
O presidente francês, Emmanuel Macron, declarou-se hoje pronto a acolher em outubro uma conferência internacional de apoio ao Líbano, onde se encontra pela segunda vez desde a devastadora explosão em Beirute há quase um mês.
O ministro da Economia alemão, Peter Altmaier, afirmou-se hoje convicto de que a Alemanha conseguirá evitar uma nova fase de confinamento, apesar do ressurgimento de novos de infeção com covid-19 no país e nos seus vizinhos europeus.
O presidente do PSD disse hoje estranhar que se fale mais do BES do que do Novo Banco na auditoria externa hoje conhecida, considerando necessário saber se "está correto" o dinheiro injetado após a resolução daquela instituição.
Portugal regista hoje mais dois mortos e 231 novos casos de infeção por covid-19, em relação a segunda-feira, segundo o boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde.
A Alemanha voltou a registar um aumento dos novos casos de covid-19, 1.218 nas últimas 24 horas, depois de dois dias abaixo da barreira das mil novas infeções.
A área ardida aumentou este ano cerca de 35% em relação a 2019, mas 2020 apresenta-se até à data com o valor mais reduzido do número de incêndios florestais da última década, segundo dados provisórios hoje divulgados.
Milhões de crianças regressam hoje às escolas na Europa, com máscaras faciais e várias medidas de precaução para evitar que os estabelecimentos de ensino se tornem focos do novo coronavírus.
A circulação ao trânsito no Itinerário Complementar (IC) 19 no sentido Lisboa-Sintra foi retomada hoje às 13:00, depois de ter estado cortada devido a um acidente de que resultou um ferido grave, informou à agência Lusa fonte da PSP.
Hong Kong realizou hoje milhares de testes de deteção da covid-19, como parte de uma campanha de testagem em massa que se tornou outro ponto de tensão política na região semiautónoma da China.
Os 11 moradores do prédio de habitação onde ocorreu na segunda-feira um incêndio em Campo de Ourique, em Lisboa, tiveram de ser realojados, após o edifício ficar sem condições de habitabilidade, informou hoje a PSP.
O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) acusou hoje a gestão da TAP de estar a degradar a empresa, ainda com poucos voos, seis meses depois do início da pandemia de covid-19, para ficar com “TAPzinha”.
O Governo dos Açores decidiu prorrogar a situação de calamidade pública nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial até 15 de setembro, mantendo Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo em alerta, foi hoje anunciado.
Quatro cidades portuguesas vão participar no sábado na manifestação global do Move One Million que pretende unir um milhão de sul-africanos contra a crise e a má gestão que o país enfrenta e lutar por uma nova lei eleitoral.
O Governo Regional da Madeira vai realizar a partir de quarta-feira testes à covid-19 com todos os docentes e funcionários das escolas, antes do início do ano escolar, e facultar duas máscaras para uso dos alunos.