A primavera chega esta terça-feira ao hemisfério norte, onde Portugal se inclui, pelas 16:15. Nos primeiros dias traz sol, vento por vezes forte e frio, com temperaturas mínimas negativas em algumas regiões, “abaixo do que é normal para a época”.  Termina assim um inverno rico em agitação marítima, frio, vento, chuva e neve.

Segundo a informação disponível na página do Observatório Astronómico de Lisboa, o equinócio da primavera acontece este ano no hemisfério norte pelas 16:15 de dia 20 de março.

“Esta estação prolonga-se por 92,79 dias até ao próximo solstício que ocorre no dia 21 de junho às 11:07”, acrescenta a nota do Observatório Astronómico sobre a data.

O equinócio, explica o Observatório, é o “instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, passa no equador celeste” e a palavra, na sua origem latina, significa noite com duração igual ao dia.

Dentro de dias, a 25 de março, na madrugada de sábado para domingo, a hora muda em Portugal para o horário de verão, com os relógios a adiantarem uma hora, à 01:00 para as 2:00 em Portugal continental e região autónoma da Madeira, e às 00:00 para a 01:00 na região autónoma dos Açores.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.