O trânsito já foi reaberto nos dois sentidos no Itinerário Complementar 8 (IC8), após um acidente desta manhã em São João da Ribeira, Pombal, informou a GNR à agência Lusa.

O trânsito começou a circular sem condicionamentos pelas 13:00, depois de a via ter estado encerrada durante cinco horas.

Este acidente que envolveu duas viaturas de mercadorias no Itinerário Complementar (IC) 8 em São João da Ribeira, Pombal (Leiria), provocou seis vítimas mortais.

O responsável da GNR no local confirma que seguiam quatro ocupantes numa das viaturas ligeiras, no sentido Pombal - Figueira da Foz, que tinha sido fiscalizada pela GNR numa operação pouco antes do acidente, a cerca de 3 km do local.

Na outra viatura ligeira de mercadorias seguiam duas pessoas, em sentido oposto (Figueira da Foz - Pombal).

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Pombal, Paulo Albano, afirmou, em declarações, que a operação foi "muito complicada" e que "a primeira preocupação foi saber se havia alguém com vida".

"Logo que os primeiros meios chegaram ao local, perceberam que dificilmente iriam conseguir retirar alguém com vida. Os que se conseguiram de imediato avaliar já estavam em paragem cardiorrespiratória. E não encontrámos ninguém com sinais vitais", revelou Paulo Albano, ao salientar que a principal preocupação foi de "imediato tentar perceber se havia alguém com vida e conseguir criar espaço para fazer essa avaliação".

Paulo Albano explicou que desde que os bombeiros chegaram ao local que tinham a certeza que seriam seis vítimas, embora tenha havido a informação de oito pessoas, número avançado "na chamada inicial".

"Mas só depois do desencarceramento e de criarmos acessos às vítimas é que confirmamos as seis vítimas", acrescentou.

O comandante do Destacamento de Trânsito de Leiria da GNR, Daniel de Matos, adiantou que as vítimas são seis homens, neste acidente em que o nevoeiro cerrado é apontado como um fator que dificultou a visibilidade no itinerário.

O Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Diogo Mateus, em declarações, confirma que os indivíduos são todos residentes em Pombal e têm menos de 40 anos, sendo cinco de nacionalidade portuguesa e um de nacionalidade brasileira.

De acordo com o Centro Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Leiria, o alerta para o acidente foi dado às 07:04.

Pelas 08:15, estavam no local 31 operacionais, apoiados por 13 veículos, dos bombeiros de Soure, Pombal, INEM e GNR.

Os trabalhos de desencarceramento foram demorados, uma vez que o embate "provocou deformação em ambos os veículos" e "todo o habitáculo dos passageiros foi destruído", referiu Paulo Albano.

Por volta das 11:00 procedia-se já à limpeza das vias. Fonte da GNR disse à agência Lusa que o IC8 encontrava-se encerrado nos dois sentidos, pelas 12:00, esperando-se a qualquer momento a reabertura de forma alternada.

As causas do acidente vão ser investigadas pelo Núcleo de Investigação da GNR, que apenas avança o que foi constatado no local: a viatura que seguia no sentido Pombal-Figueira da Foz entrou na faixa de rodagem contrária e colidiu de frente com o outro veículo ligeiro de mercadorias, tendo-o arrastado cerca de 12 metros.

Os veículos, segundo a GNR, pertenciam a duas empresas, uma de construção civil e outra de pavimentos, do concelho de Pombal.

O IC8 faz a ligação entre a A 17, junto ao Outeiro do Louriçal (Pombal), e a A 23, perto de Vila Velha do Ródão. Desde o início do ano até julho, já morreram neste troço do IC8 oito pessoas.

(Notícia atualizada às 13:07)

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.