O sistema antimíssil Arrow 3, com um custo total de 3.990 milhões de euros, está equipado com radares, lançadores e mísseis guiados capazes de destruir alvos fora da atmosfera.

Segundo a agência noticiosa France-Presse (AFP), a comissão do orçamento da câmara de deputados alemã desbloqueou os primeiros 560 milhões de euros para um acordo pré-contratual com Israel.

“[O governo alemão] tem a intenção de concretizar o mais rápido possível a capacidade nacional de defesa territorial contra os mísseis com a aquisição prevista do sistema militar Arrow”, sublinhou terça-feira o Ministério das Finanças alemão, num documento destinado à comissão orçamental.

O sistema militar israelita deverá “contribuir para a proteção da Alemanha, da população e das infraestruturas críticas contra os mísseis balísticos”, justifica o mesmo documento.

O Arrow 3 é utilizado nas bases aéreas israelitas desde 2017 e foi concebido para se defender contra mísseis de longo alcance, permitindo a Israel proteger-se contra ataques do Irão ou da Síria.

O sistema é capaz de intercetar mísseis balísticos acima da atmosfera, disparados a uma distância de até 2.400 quilómetros e é considerado “suficientemente eficaz” para proteger também os países vizinhos da União Europeia (UE), caso fosse instalado na Alemanha.

Os mísseis Arrow têm um alcance muito maior do que o sistema de defesa aérea Patriot e o sistema IRIS-T utilizados na Alemanha até à data.

O acordo governamental com Israel deverá concretizar-se até ao final de 2023, indicou o Ministério das Finanças alemão, recordando que a construtora norte-americana Boeing participou com a empresa Israel Aerospace Industries (IAI) na criação deste sistema de armamento.

O custo total do sistema, que será entregue até ao fim de 2025, é de 3.990 milhões de euros ao preço atual.

Após décadas de subinvestimento na área da defesa, a Alemanha, através do chanceler social-democrata, Olaf Scholz, anunciou uma mudança de posição, prometendo desbloquear um investimento de 100.000 milhões de euros para o efeito.

A comissão orçamental aprovou igualmente a aquisição de seis sistemas adicionais de defesa aérea Iris T SLM, de fabrico alemão, no valor de cerca de 950 milhões de euros.

O Arrow 3 complementará o atual sistema de defesa antimíssil da Alemanha. O sistema poderá dar um contributo decisivo para o projeto “Escudo do Céu Europeu”.

A iniciativa de Olaf Scholz de criar um sistema europeu de defesa aérea e antimísseis através da aquisição conjunta de equipamento e mísseis já reuniu vários países do continente, mas não a França nem a Polónia.