"Caso seja necessário o apoio da Alemanha, o Governo Federal já o colocou à disposição", lê-se na mensagem de Frank-Walter Steinmeier dirigida a Marcelo Rebelo de Sousa, divulgada na página da Presidência da República na Internet.

O presidente da Alemanha declara-se profundamente tocado com "as imagens dramáticas do destruidor fogo florestal em Portugal, ao qual tantas pessoas não conseguiram escapar".

"Nós alemães partilhamos o luto perante esta terrível catástrofe, partilhamos a dor dos familiares e amigos das vítimas, bem como de todas as portuguesas e portugueses", acrescenta.

Frank-Walter Steinmeier deseja às forças que estão no terreno "muita perseverança e tenacidade nesta sua difícil tarefa" e despede-se do Presidente da República com "saudações silenciosas".

O fogo deflagrou ao início da tarde de sábado numa área florestal de Pedrógão Grande, distrito de Leiria, e alastrou-se aos municípios vizinhos de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, obrigando a evacuar povoações ou deixando-as isoladas.

Segundo o último balanço, o incêndio provocou 61 mortos.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.