Na sequência do aluimento do piso da antiga Nacional 13 junto ao nó da A41, o corte de trânsito no sentido Norte/Sul será feito a partir das 13 horas de hoje, referiu a Câmara da Maia em comunicado.

Devido aos trabalhos, o trânsito nesse sentido será desviado pela Rua da Ponte de Moreira até à ETAR da Ponte de Moreira. No sentido Sul/Norte, o trânsito continua a ser desviado pela A41, tendo a Câmara conseguido a suspensão da portagem.

Segundo informação disponibilizada, a obra terá uma duração de 30 dias devido à "necessidade de colocação da conduta em betão armado reforçado, bem como à posterior compactação e estabilização do solo e colocação da pavimentação definitiva".

Há 30 anos, quando se construiu o IC24, atual A41, foi utilizada uma conduta em chapa de aço não oxidável para conduzir a linha de água existente no local. Em alguns locais, a conduta cedeu por envelhecimento, tendo provocado o seu abatimento. A água continuou a correr e foi arrastando os solos. Além disso, o piso é sujeito a grande pressão com uma sobrecarga de veículos. O mesmo aconteceu na antiga Nacional 13.

Para resolver o problema, a Câmara Municipal da Maia vai utilizar materiais mais resistentes e duradouros, "canalizando a linha de água por uma conduta de betão armado reforçado com cerca de 2 metros de diâmetro", pode ler-se.