O padrinho da máfia siciliana foi apanhado na última segunda-feira quando se dirigia para uma consulta na cidade de Palermo, onde fazia tratamento oncológico a um cancro. Esta detenção, segundo o que se escreve em Itália, está a deixar a máfia bastante preocupada. Tudo porque Denaro teria na sua posse um arquivo secreto de Toto Riina, o antigo líder da máfia siciliana, que, segundo algumas fontes que a polícia tem na Cosa Nostra, contém os segredos dos últimos 40 anos de assassinatos da máfia.

A polícia italiana ainda não confirmou ter encontrado qualquer documento, tendo vindo a público, apenas, esta quarta-feira, que foi descoberto um bunker que pertencia a Denaro na cidade de Campobello di Mazara, na Sicília. Após terem descoberto informações na casa que habitava, a polícia acabou por encontrar este bunker, que o mafioso utilizaria para se esconder e esconder arquivos.

Em Itália acredita-se que a detenção de Denaro poderá solucionar muitos crimes, como os ataques à bomba em 1992 que mataram os juízes anti-máfia Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, entre outros.

Denaro, refira-se, está preso numa solitária na prisão de segurança máxima de L'Aquila para evitar que seja alvo de uma possível tentativa de assassinato, de acordo com a imprensa transalpina. O segredos que esconde estão por detrás desta decisão do ministério público italiano.

Não há dados concretos sobre a importância de Messina Denaro na atualidade da máfia, mas, após a morte dos antigos líderes Riina e Provenzano, muitos consideravam que este comandava a Cosa Nostra mesmo à distância.