O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, em conjunto com o presidente da União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, António Santos, vários elementos da Comissão de Utentes dos Transportes do Concelho e a população irão viajar até Lisboa, a bordo de uma embarcação da Transtejo, que parte do Seixal pelas 08:10.

"O objetivo é alertar uma vez mais para a necessidade urgente de qualificação da frota e reforço destas carreiras, que têm vindo a sofrer sucessivas supressões diárias. Em causa está a redução permanente das ligações fluviais, que têm vindo a acontecer drasticamente nos últimos anos, prejudicando os munícipes que utilizam diariamente este meio de transporte nas suas deslocações", refere a autarquia em comunicado.

A autarquia salienta que tem vindo a solicitar a "resolução urgente" por parte do governo dos problemas, uma vez que a redução de carreiras tem vindo a fazer com que o número de utilizadores "reduza substancialmente de ano para ano".

"Apesar de reuniões ocorridas nas últimas semanas, os serviços da Transtejo têm vindo a degradar-se diariamente, originando cada vez mais supressões de carreiras e prejudicando os utilizadores deste meio de transporte", salienta.

A Transtejo é a empresa responsável pelas ligações do Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão com Lisboa, enquanto a Soflusa faz a ligação entre o Barreiro e a capital.