Durante uma conferência de imprensa sobre cultura e inovação, o candidato e atual presidente da Câmara disse que se trata de “uma promessa eleitoral consistente”, que tem “passos concretos dados”, permitindo posicionar Viseu “definitivamente numa área fundamental”.
Segundo Almeida Henriques, o centro de incubação tecnológica “está mapeado do ponto de vista dos apoios comunitários” e a Agência Nacional de Inovação já o considerou prioritário “para a cobertura deste âmbito da inteligência das cidades”.
O projeto “terá como parceiros principais o município e a associação industrial de Viseu, além de uma série de empresas tecnológicas”, e será “promovido por uma entidade a constituir que terá uma natureza de uma associação de direito privado designada por VISSAIUM XXI”.
“A lógica é, naqueles oito mil metros quadrados que temos hoje nas antigas instalações da [universidade] Católica, promover a instalação de empresas ligadas ao setor da inteligência das cidades, mas, ao mesmo tempo, ter uma incubadora nacional que possa trazer projetos de Norte a Sul do país”, explicou o candidato social-democrata.
Na sua opinião, “este será o negócio dos próximos 30 anos, porque tem na sua base a criação de ferramentas que promovam a felicidade das pessoas e a facilidade da sua vida, mas, por outro lado, também tem uma componente de ajudar as cidades a gerir de uma forma mais eficaz, com economia de meios”.
Sentado numa pastelaria da cidade que o escritor Aquilino Ribeiro costumava frequentar, Almeida Henriques aproveitou para apresentar algumas das suas 20 propostas para a cultura, o património e o turismo.
A criação da primeira fase do Museu de História da Cidade e da Imagoteca, o desenvolvimento do Centro Interpretativo da Cava de Viriato, a modernização, ampliação e descentralização da biblioteca municipal e a instituição do selo “Viseu, destino amigo das famílias” são algumas das medidas propostas.
Na ‘corrida’ à presidência da Câmara de Viseu estão o atual presidente, Almeida Henriques (PSD), Lúcia Araújo Silva (PS), Paula Jacinta Amaral (CDS-PP), Filomena Pires (CDU), Fernando Figueiredo (BE) e Carolina Almeida (PAN).
*Foto retirada da página de Facebook do António Almeida Henriques
Comentários