O chefe do Comité Nacional de Segurança nos Transportes indonésio, Soerjanto Tjahjono, declarou que outras possibilidades foram eliminadas porque os sinais sonoros ocorrem em intervalos de pouco menos de um segundo.

O Boeing 737 MAX 8 caiu no Mar de Java apenas 13 minutos depois a descolagem de Jacarta, na Indonésia, matando todas as 189 pessoas que estavam a bordo.

Tjahjono afirmou que um relatório preliminar da investigação do acidente deve ser divulgado dentro de um mês e o documento final entre quatro a seis meses.

O Governo indonésio anunciou hoje que vai pedir o afastamento de funções do diretor técnico da Lion Air e de vários funcionários da companhia aérea de baixo custo após a queda do avião com 189 pessoas a bordo.

“Hoje vamos pedir que o diretor técnico da Lion Air seja afastado de funções e substituído por outras pessoas assim como alguns técnicos” que aprovaram a descolagem do Boeing 737 que acabou por se despenhar 12 minutos após a descolagem do aeroporto de Jacarta, disse aos jornalistas o ministro dos Transportes, Budi Karya Sumadi.

O Boeing 737 MAX 8 estava ao serviço da companhia aérea indonésia de baixo custo há poucos meses e tinha registado um problema técnico no voo anterior que, segundo o diretor da empresa, tinha sido resolvido.

O aparelho fazia a ligação entre Jacarta e Sumatra despenhou-se no mar de Java minutos depois de ter levantado voo e pouco depois de ter emitido uma autorização para regressar ao aeroporto da capital da Indonésia.

Ainda não se conhecem os motivos do acidente.