Boris Johnson despediu-se esta manhã de terça-feira, poucas horas depois de Liz Truss ter sido eleita nova primeira-ministra do Reino Unido. O governante cessante, que teve muito apoio em Downing Street, Londres, emocionou-se na despedida, prometendo apoio a "Liz", como a tratou no discurso.

"Como Cincinnatus (estadista romano), vou voltar para o meu arado e não oferecerei a este governo nada além do mais fervoroso apoio", disse Johnson, que não descartou um regresso à vida política.

"Sobre o assunto de futuras carreiras futuras, deixe-me dizer que agora sou como um daqueles rockets de reforço, que cumpriu a sua função. Agora estarei a reentrar suavemente na atmosfera, mergulhando invisivelmente num canto remoto e obscuro do Pacífico", salientou, prometendo "apoiar Liz a cada passo do caminho" e dando o mesmo recado ao Partido Conservador: "é hora de apoiar".

Boris Johnson partirá ainda esta manhã para o Castelo de Balmoral, na Escócia, onde vai apresentar formalmente a demissão à rainha Isabel II. Posteriormente a este encontro, Liz Truss, que foi nomeada líder do partido conservador, será indigitada primeira-ministra durante uma outra audiência com a rainha.