Na proposta que será levada na terça-feira à reunião do executivo, a que a Lusa teve hoje acesso, o presidente da câmara, Rui Moreira, propõe a aprovação do lançamento do concurso de 2018 de apoio à criação contemporânea na cidade, cujas candidaturas poderão ser apresentadas a partir do dia 15 e até 31 de janeiro.

No documento, Rui Moreira propõe designar como membros efetivos do júri do concurso Guilherme Blanc, Júlio Dolbeth, Mauro Cerqueira, Raquel Castro e Sofia Campos, bem como designar como membros suplentes do júri Mónica Guerreiro e Sílvia Fernandes.

Para a autarquia, a criação contemporânea “deve ser um vetor central no desenvolvimento da cidade”, podendo o município “ter um papel relevante na evolução dos discursos artísticos contemporâneos”.

A primeira edição deste concurso contou com 322 candidaturas, tendo sido admitidas 313, das quais as vencedoras foram anunciadas em maio.

No âmbito da apresentação de candidaturas para a edição 2018 do Criatório, os concorrentes devem incluir a “exposição da ideia e objetivos do projeto de criação”, um “orçamento discriminado do projeto de criação e respetivos cronogramas financeiro e de execução física, bem como das fontes de apoio financeiro, patrimonial e logístico, se aplicáveis”, entre outras especificidades.

Os projetos a candidatar não podem beneficiar de outro apoio financeiro da câmara.

A atribuição de apoio a 16 projetos de criação artística será atribuída nas modalidades “artes visuais e curadoria”, “artes performativas e programação”, “composição, programação e performance musical” e “literatura e ensaio crítico”, refere o programa do Criatório.

Entre os projetos apoiados este ano estiveram os de Alexandra Balona e Sofia Lemos, Mário Moura, o grupo de Barcelos Black Bombaim (num projeto com Jonathan Saldanha), o Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, a Mala Voadora, Rita Mesquita Barbosa, para além das associações Sonoscopia e Salto no Vazio.

Da lista de vencedores da primeira edição constavam também Pedro Jordão, Ana Perez e Quiroga, o Teatro do Frio, a associação cultural Estrutura, Jérémy Pajean e Maria Trabulo, Pierrot Le Fou, Ana Luena Fernandes de Sousa e o Núcleo Sillyseason.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.