No Conselho Nacional da Iniciativa Liberal, que terá lugar este sábado, será definida a data para a realização da Convenção Nacional - que deverá ter lugar ainda no mês de outubro-  onde será eleita uma nova Comissão Executiva, sendo que Carlos Guimarães Pinto, antigo autor do 'Insurgente', um dos blogues de economia mais lidos do país, atualmente no 'Blasfémias', e co-autor do livro “O Economista Insurgente” é o único candidato conhecido até ao momento.

"Um grupo de membros da Iniciativa Liberal teve a imprudência de me convidar para me candidatar à presidência do partido. Eu tive a imodéstia de aceitar. Estando ainda a ser construída, tenho já a certeza que terei uma equipa cuja competência causará inveja a qualquer grande partido português. Espero não os desapontar", escreveu Guimarães Pinto na sua página de Facebook.

O Conselho Nacional foi convocado depois de Miguel Ferreira da Silva, presidente demissionário, ter anunciado a 23 de agosto que iria abandonar o cargo por não concordar com a decisão de manter a página de Facebook que estava a ser usada pelo partido.

Em causa estava a apropriação de uma antiga página de apoio a António Costa naquela rede social, tendo sido apenas mudado o nome e mantendo os seguidores a ela associados originalmente. A polémica surgiu com a publicação de uma notícia pela Renascença, onde era explicada a origem da página.

Numa reunião convocada para que o partido tomasse uma posição relativamente a este assunto, Miguel Ferreira da Silva votou a favor do fim da página que estava a ser usada. No entanto, o resultado final da votação foi no sentido contrário, levando o então presidente a demitir-se.

Um dia depois, a Iniciativa Liberal admitiu lançar uma nova página: “A página criada inicialmente deixará de existir”, disse na altura a Comissão Executiva, acrescentando que o novo endereço já estava criado e aguardava publicação.

Entretanto, o partido já tem uma nova página. Segundo as informações retiradas do perfil da nova conta de Facebook, a página foi criada no dia 22 de agosto de 2018, com o nome “Liberal.pt”, tendo mudado a 13 de setembro para “Iniciativa Liberal”.

A Iniciativa Liberal nasceu oficialmente como partido a 16 de dezembro de 2017, tornando-se, assim, o 22.º partido político português desde 1974.


*Artigo corrigido às 13h56. Onde no terceiro parágrafo estava escrito Convenção Nacional, corrige-se para Conselho Nacional.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.