"Apesar de as mulheres constituírem a maioria dos doutorados na maior parte dos países da União Europeia, como mostram as estatísticas, elas estão sub-representadas na profissão da investigação, na categoria de topo da carreira académica e na chefia das instituições de ensino superior", diz a investigadora Lígia Amânsio, coordenadora do SAGE (“Ação Sistémica para a Igualdade de Género”, numa a tradução livre), num texto de apresentação do projeto.

No encontro de dia 3, vão ser apresentadas políticas de igualdade de género adotadas por instituições do ensino superior e será divulgada uma Carta de Princípios elaborada no âmbito do SAGE.

No evento serão também expostos os resultados obtidos pelo ISCTE-IUL na sequência da adoção de um Plano para a Igualdade.

O SAGE  é um projeto financiado pelo programa Horizonte 2020, pensado para “procurar uma ação mais forte em matéria de igualdade de género no ensino superior e na investigação”, explica a organização numa nota enviada à imprensa.

Tanto a Carta como o Plano foram concebidos para poderem ser usados como ferramentas de trabalho em qualquer área de investigação, na Europa e fora dela, em instituições “que prossigam o mesmo objetivo de mudança institucional”, esclarece a nota.

No encontro marcarão presença o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na sessão de abertura, e a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, no encerramento.

O programa inclui dois painéis de apresentação dos dados do projeto SAGE, seguidos de debate.

No primeiro momento, com o tema "Igualdade de género no H2020. Parcerias Nacionais", participará Lígia Amâncio, coordenadora do projeto SAGE, para além de representantes do Instituto Superior de Economia e Gestão, da Escola de Engenharia, do Centro de Estudos Sociais, entre outros.

No segundo painel vão ser dados exemplos de políticas na área em debate e os oradores são Helena Geirinhas Ramos, do Instituto Superior Técnico, Teresa Pizarro Beleza, da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, e Teresa Alvarez, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

O encontro tem lugar entre as 14h30 e as 18h30, no Auditório JJ Laginha, no ISCTE, e o programa está disponível neste site.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.