A previsão aponta também para a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos na região Norte até ao final da manhã, vento fraco a moderado de norte/noroeste, sendo por vezes forte na faixa costeira ocidental e moderado a forte nas terras altas, por vezes com rajadas até 80 quilómetros por hora.

Está ainda prevista uma pequena descida de temperatura, de acordo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 7 graus Celsius (na Guarda e em Bragança) e os 17 (em Faro) e as máximas entre os 14 (na Guarda) e os 27 (em Faro).

Quanto ao estado do mar, na Costa Ocidental, as ondas de noroeste terão entre 2,5 a 3,5 metros, sendo 1,5 a 2,5 metros a sul do Cabo Raso. A temperatura da água rondará os 18/20ºC. Na Costa Sul, as ondas de sudoeste serão inferiores a 1 metro e a temperatura da água e do mar rondará os 20/22ºC.

Dois concelhos do distrito de Faro em risco máximo

Os concelhos de São Brás de Alportel e Tavira, no distrito de Faro, apresentam hoje risco máximo de incêndio.

O IPMA colocou também os concelhos de Vila do Bispo, Aljezur, Lagos, Monchique, Portimão, Loulé, Alcoutim, Castro Marim, Vila Real de Santo António (em Faro) e Mirandela (Bragança) em risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.