Bolsonaro passou por uma endoscopia digestiva para tratar um quadro de "refluxo" gástrico, uma "septoplastia" (correção do septo nasal) e demais procedimentos na região oro-nasal, conforme detalhado no boletim médico divulgado pelo hospital onde está internado.

"As cirurgias correram de forma satisfatória, sem problemas e o paciente já se encontra em recuperação no quarto", acrescentou o centro médico.

Os médicos "reavaliarão o ex-presidente no final do dia para novas informações", concluiu o boletim, assinado pelas equipas de gastroenterologia e otorrinolaringologia do hospital.

"Deu tudo certo nos procedimentos cirúrgicos realizados hoje. Graças ao nosso Deus e as orações de todos vocês, Jair recupera-se bem!", comemorou a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro na sua conta no Instagram.

Nos últimos anos, o ex-presidente foi submetido a diversas cirurgias e outras intervenções na região abdominal devido a uma facada que sofreu em 2018, durante a campanha eleitoral em que saiu vitorioso.

O incidente perfurou-lhe o intestino e provocou diversas sequelas no sistema digestivo, como obstruções intestinais, hérnias e aderências teciduais.

Após deixar o poder em dezembro de 2022, Bolsonaro enfrenta diversas investigações da Justiça e da Polícia Federal, além de ter sido declarado inelegível por oito anos em junho partilhar desinformação sobre o sistema eleitoral.

Tanto o ex-presidente como Michelle, são alvo de investigação por supostos desvios de joias e outros presentes oficiais recebidos durante o seu governo (2019-2022).