Em declarações à agência Lusa, a líder do CDS, Assunção Cristas, afirmou que, apesar de já se ter reunido, em momentos diferentes, com os dois candidatos a candidatos, só anunciará a escolha durante o congresso do PPE, quarta e quinta-feira, na Finlândia.
Cristas admitiu poder falar com Rui Rio, líder do PSD, partido que, como o CDS, pertence ao PPE: “É possível que troquemos impressões sobre o assunto” - mas promete tomar uma opção de forma autónoma.
A líder dos centristas realçou que, pela primeira vez, os “candidatos a candidatos” do PPE à presidência da Comissão Europeia se reuniram com o CDS-PP, na sua sede em Lisboa.
Das duas conversas, Assunção Cristas aponta qualidades a ambos, sem nunca tomar uma opção.
Alexander Stubb, finlandês, tem “experiência parlamentar e governativa”, dado que foi ministro e depois primeiro-ministro da Finlândia, um “país mais pequeno e mais afastado do centro”, de Bruxelas, enquanto Manfred Weber, alemão, tem “grande experiência parlamentar e capacidade de diálogo”.
Num cargo como o de presidente da comissão, afirmou ainda, “qualquer um deles terá que ter grande capacidade de diálogo e negociação”.
Na quarta e quinta-feira, em Helsínquia, cada um dos candidatos a candidatos fará a sua apresentação aos delegados, estando também previsto um debate a dois.
Por isso, e para tomar “uma decisão mais informada”, o CDS só anunciará a sua posição durante o congresso.
Alexander Stubb esteve em Lisboa para participar na Escola Europa, uma iniciativa organizada pelo Partido Social-Democrata (PSD) de Portugal e pelo Partido Popular (PP) de Espanha com o apoio do Partido Popular Europeu (PPE) e reuniu-se com Assunção Cristas, na sexta-feira de manhã.
O finlandês concorre atualmente com o alemão Manfred Weber à nomeação pelo PPE como candidato do grupo político – ‘Spitzenkandidat’ - à presidência da Comissão Europeia, decisão que será tomada no Congresso do PPE, a 7 e 8 de novembro em Helsínquia.
Comentários