Fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) disse hoje à Lusa, às 07:15 (06:15 hora local), que “o estado do tempo melhorou nas últimas horas, não se tendo registado chuva forte”.
“Assim, durante o dia de domingo, quando ocorreu o período de precipitação, foram registadas 36 ocorrências, 33 na ilha Terceira, 30 no concelho de Angra do Heroísmo e três no concelho da Praia da Vitória”, disse a fonte.
Na sequência do mau tempo, segundo a fonte, nove pessoas tiveram de ser realojadas na zona oeste da ilha Terceira, entre as freguesias de São Bartolomeu e das Doze Ribeiras, uma situação que está a ser acompanhada pelo Governo regional.
A maioria das ocorrências registadas estiveram relacionadas com inundações de habitações, inundações de via, transbordos de curso de água, vários danos e quedas de árvore).
No caso da ilha de São Jorge, no concelho da Calheta, verificou-se uma derrocada de pequena dimensão que obstruiu a via de acesso à Fajã dos Cubres, situação prontamente resolvida.
No grupo oriental, registou-se na ilha de São Miguel a queda de uma árvore e na ilha de Santa Maria a queda parcial de uma estrutura de uma unidade hoteleira que estava em reparação.
Nas operações estiveram envolvidos os bombeiros de Angra do Heroísmo, que contaram com a colaboração dos bombeiros da Praia da Vitória, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Angra do Heroísmo e a Direção Regional das Obras Públicas, sob a coordenação do SRPCBA.
Apesar da melhoria do estado do tempo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém o aviso amarelo para os grupos central e oriental até às 09:00 locais (10:00 de Lisboa).
Em comunicado no domingo à noite, o Governo dos Açores, dizia que as secretarias regionais da Solidariedade Social, dos Transportes e Obras Públicas e da Energia, Ambiente e Turismo estavam a acompanhar as ocorrências resultantes do período de forte precipitação que se fez sentir no arquipélago.
“A Secretaria Regional da Solidariedade Social, através do Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA) e em conjunto com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Angra do Heroísmo, acompanhou as nove pessoas com necessidade de realojamento na zona oeste da ilha Terceira”, é referido.
Na nota, é também indicado que a Direção Regional da Habitação também esteve de prevenção, sendo informada pelo Serviço Municipal da necessidade de intervenção nos casos de inundações em habitações.
A situação esteve também a ser acompanhada pela Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, através da Direção Regional das Obras Públicas e Comunicações (DROPC), com a presença no terreno de 20 operacionais, quatro viaturas e uma máquina.
A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através dos serviços da Direção Regional do Ambiente, esteve a acompanhar todas as situações reportadas ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores no que respeita a transbordos de curso de água e a vários danos um pouco por todo o arquipélago, estando no terreno, concretamente na ilha Terceira, uma equipa da Direção Regional do Ambiente.
Comentários