“Para mim é um enorme prazer ser o primeiro chefe do Governo” a visitar Espanha desde que tomou posse e “desejo os melhores sucessos na governação”, disse António Costa numa conferência de imprensa ao lado de Mariano Rajoy, que por sua vez manifestou o “prazer” que teve em receber “um amigo”.

O líder do Partido Popular (direita) tomou posse em 31 de outubro último e formou o atual Governo minoritário a 04 de novembro, depois de 10 meses de instabilidade política que levou à realização de umas segundas eleições em 26 de junho.

Os dois líderes decidiram “retomar” as cimeiras bilaterais entre os dois países no “início da primavera” de 2017, depois de não ter sido possível organizar essa reunião em 2016 devido à falta de um Governo estável em Espanha.

O encontro “será em Portugal, mas começará em Espanha com uma curta descida do Douro internacional”, revelou António Costa.

A última reunião bilateral realizou-se em 2015, em Baiona, cidade da Comunidade Autónoma da Galiza.

Os dois chefes de Governo tiveram um almoço de trabalho no qual passaram em revista a situação interna nos dois países e os últimos desenvolvimentos na Europa e no Mundo.

Mariano Rajoy sublinhou a importância de Portugal e Espanha continuarem a coordenar as posições que os dois países têm numa série de palcos internacionais e António Costa agradeceu o apoio de Madrid na eleição de António Guterres como secretário-geral das Nações Unidas.

Os dois governantes referiram ainda a visita que os reis de Espanha vão realizar a Portugal de 28 a 30 de novembro e a cimeira dos países do sul da União Europeia que terá lugar em Lisboa a 28 de janeiro próximo.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.