"Por determinação do Papa Francisco, foram atribuídas diferentes honras honoríficas a entidades do poder central e local, assim como a diversas autoridades do Estado e responsáveis pelas forças militares, de Segurança, de Saúde e da Proteção Civil", é referido num comunicado da Fundação JMJ Lisboa 2023 citado pela Ecclesia.

"O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-Ministro, António Costa, são duas das personalidades distinguidas, num conjunto que engloba ainda seis membros do governo e atuais e antigos autarcas de todos os concelhos que receberam a visita do Papa Francisco durante a JMJ Lisboa 2023", é explicado.

As condecorações foram enviadas ao cuidado de D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, e já começaram a ser entregues. No seu Instagram, o cardeal tem publicado fotografias com vários dos condecorados.

"Gratidão e Bênçãos para às Forças Armadas e de Segurança de Portugal. Entrega da condecoração do Papa Francisco ao Chefe do Estado Maior General das Forças [​​​General José Nunes da Fonseca] pelo apoio à JMJ Lisboa 2023 como gratidão a todas as mulheres e homens que servem Portugal e os portugueses nas Forças Armadas. Obrigado", escreveu D. Américo na primeira publicação, datada de 8 de novembro.

Numa outra, o bispo de Setúbal mostra imagens da entrega da condecoração ao Conselho geral da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, entregue à presidente, Luísa Salgueiro, "como gratidão e homenagem a todos autarcas de Portugal pelo apoio à JMJ".

A condecoração foi também entregue a Ana Catarina Mendes, Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, "que tutelou no Governo de Portugal o acompanhamento e apoio" do evento. "Homenagem às mulheres e homens que servem Portugal e os portugueses nas mais diversas áreas da governação", escreveu D. Américo.

José Luís Carneiro, Ministro da Administração Interna, por sua vez, foi condecorado "como homenagem e gratidão às mulheres e homens que servem Portugal e os portugueses as nas diversas instituições de seguranças, emergências e proteção civil, pelo empenho e apoio à JMJ".

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, também recebeu "a entrega da ordem honorífica do Estado do Vaticano de Cavaleiro da Ordem de São Silvestre como forma de agradecimento e reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido na organização da Jornada Mundial da Juventude", informou a Câmara Municipal de Lisboa.

Fernando Araújo, Diretor Executivo do SNS, foi outra das personalidades a receber uma condecoração, "como gratidão a todas as mulheres e homens que servem Portugal e os portugueses no SNS", escreveu D. Américo Aguiar.

Também Fernando Medina, atual Ministro das Finanças e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa foi condecorado, "pelo apoio à JMJ aquando da candidatura e nos primeiros anos da preparação e posteriormente, nas funções governamentais na concretização da JMJ LisboaA 2023", pode ler-se noutra publicação.

O SAPO24 contactou a Fundação JMJ Lisboa 2023 para obter a lista completa dos condecorados e respetivas condecorações e não obteve resposta até à publicação deste artigo.

Lista divulgada até ao momento:

  1. Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República
  2. António Costa, primeiro-Ministro
  3. José Nunes da Fonseca, Chefe do Estado Maior General das Forças
  4. Luísa Salgueiro, presidente Associação Nacional dos Municípios Portugueses
  5. Ana Catarina Mendes, Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares
  6. José Luís Carneiro, Ministro da Administração Interna
  7. Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa
  8. Fernando Araújo, Diretor Executivo do SNS
  9. Fernando Medina, Ministro das Finanças e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa

(Notícia atualizada às 18h07 de 10 de novembro com os últimos nomes divulgados)