Na proposta a que a Lusa teve hoje acesso e que vai ser discutida na reunião do executivo de segunda-feira, a maioria liderada pelo independente Rui Moreira salienta que a pandemia está a provocar avultados prejuízos nos estabelecimentos ligados ao setor do turismo, tendo levado já ao encerramento de algumas unidades de pequeno comércio, restaurantes, cafés, quiosques e outros estabelecimentos.

Só no primeiro semestre de 2020, avança a autarquia, o número de dormidas em estabelecimentos de alojamento turístico na cidade diminuiu 66%, relativamente ao período homólogo de 2019.

Para o município, afigura-se assim benéfica para a futura continuidade dos respetivos negócios a concessão de um apoio através da redução em 50% do valor das rendas, ou prestações devidas de concessões de exploração, aos estabelecimentos comerciais instalados em imóveis municipais e cuja atividade económica esteja direta ou indiretamente relacionada com o setor do turismo.

A ser aprovado, o apoio estará em vigência entre 01 de outubro de 2020 e 31 de março de 2021, de forma a permitir que, "os agentes económicos do setor do turismo, possam ver atenuados os prejuízos e assim retomar com melhores condições a atividade económica no 2.ºtrimestre de 2021".

No total vão ser apoiados 105 estabelecimento, num total de cerca de 279 mil euros.

A maioria propõe ainda que se determina como orientação estratégica à Ágora - Cultura e Desporto, E.M., a adoção de medidas similares, relativas ao património imobiliário sob a sua gestão.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 936.095 mortos e mais de 29,6 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.878 pessoas dos 65.626 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.