As autoridades de saúde locais informaram que, nas últimas 24 horas, diagnosticaram 19 infeções e mais 41 casos assintomáticos, que a China não contabiliza como casos ativos.

A cidade espera testar todos os seus habitantes no espaço de três dias, informou a imprensa local.

Os moradores receberam avisos das autoridades para se confinarem em casa enquanto aguardam os resultados dos testes, informou o jornal oficial Global Times.

"A situação atual é tensa porque o fluxo de pessoas na província é alto (…) alguns moradores estão preocupados e aguardam em casa o resultado dos testes de ácido nucléico", disse um funcionário da cidade vizinha de Xingtai, citado pelo jornal Global Times.

As autoridades de saúde locais aumentaram o nível de alerta em Shijiazhuang para "alto".

Os prédios estão a ser desinfetados e os serviços de autocarro intermunicipais foram suspensos, acrescentou a emissora estatal CCTV.

Particularmente preocupantes são as viagens entre a província de Hebei (da qual Shijiazhuang é a capital) e a vizinha Pequim, pelo que os controlos nos transportes foram aumentados para "garantir a segurança da capital", segundo o chefe do Partido Comunista Chinês em Pequim, Cai Qi.

De acordo com a última contagem, o número total de infetados ativos na China continental é de 443 pessoas, entre as quais 14 estão em estado grave.

A Comissão Nacional de Saúde não anunciou novas mortes por covid-19, pelo que o número permaneceu em 4.634, entre os 87.215 de infetados oficialmente diagnosticados na China, desde o início da pandemia.