O fecho dos serviços, decidido em articulação com a saúde publica, é uma medida de precaução, referiu a Santa Casa, em comunicado.

Mantendo apenas os serviços mínimos necessários, a Santa Casa transferiu 10 doentes que testaram negativo para a covid-19 para a Instituição Rovisco Pais, unidade de tipologia de convalescença, em Coimbra.

Entretanto, foi desencadeado um processo de desinfeção e limpeza por equipa especializada e foram revistos os circuitos, sublinhou.

“Restruturámos e concluímos o piso 2 da nova ala do Hospital de Lousada para a criação de uma área covid-19. Foram criados todos os circuitos e implementados procedimentos que garantem o isolamento total da área covid-19 do restante hospital”, ressalvou.

De entre os 19 utentes infetados, 17 foram transferidos na noite de sexta-feira para a área covid-19, agora criada e com capacidade para 20 pessoas, e outros dois estão no hospital de referência por agravamento do seu estado de saúde.

Os doentes internados nesta área do Hospital de Lousada encontram-se estabilizados.

Além dos 19 utentes infetados, num universo de 29, a Misericórdia tem ainda seis dos 14 profissionais de saúde com covid-19, segundo informação dadas à Lusa na passada quinta-feira.

O surto iniciou-se na segunda-feira, depois de um funcionário da instituição ter testado positivo para a covid-19, contou à Lusa fonte da Administração Regional de Saúde do Norte.