Ana Cunha respondia a uma das questões do Conselho de Ilha da Terceira, referindo que o "prazo inicial" estava previsto para julho, mas que, devido à pandemia de covid-19, a conclusão da intervenção foi estendida até à data limite de 31 de agosto.
Outra das questões do Conselho de Ilha, um órgão consultivo que funciona em todas as ilhas dos Açores, prendia-se com o número de viagens prevista para a Terceira, durante a época do verão.
Em resposta, a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, avançou que em julho a Terceira vai ter oito ligações semanais com o exterior, em agosto, 17, e em setembro, 20 ligações semanais.
A conselheira Mónica Seidi, também deputada do PSD/Açores na Assembleia Regional, questionou "a articulação" entre a Autoridade de Saúde Regional e as forças de segurança, depois de na semana passada um infetado com covid-19 ter viajado para o exterior da região à revelia das autoridades de saúde.
Sobre o caso, a secretária da Saúde, Teresa Luciano, informou que a delegação de saúde "fez queixa" à Procuradoria da República e relevou que "toda a informação" é transmitida à Polícia de Segurança Pública.
O presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo, Rodrigo Rodrigues, destacou que o turismo se encontra numa "situação extremamente difícil", antevendo que a "verdadeira retoma" económica do setor irá acontecer no verão de 2021.
Durante o conselho, o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, considerou que a forma como é "ultrapassada a questão sanitária" é "decisiva" para a retoma do turismo, assinalando que "hoje", ao contrário do que acontecia em março, a evolução da pandemia "depende muito mais do comportamento individual de cada um".
O Governo Regional, liderado pelo socialista Vasco Cordeiro, iniciou na segunda-feira uma visita de trabalho de dois dias à ilha Terceira.
Comentários