Em declarações à agência Lusa, fonte oficial da Câmara de Penafiel avançou que a solução tecnológica está a ser desenvolvida pelos CTT – Correios de Portugal e que será disponibilizada às empresas do concelho “ainda antes do final deste mês de novembro”.
O projeto de levar o comércio local para a Internet, e que também conta com o envolvimento da Associação Empresarial de Penafiel (AEP), tem o objetivo de “disponibilizar um novo canal de venda aos comerciantes locais, promovendo a sua transição para o digital”, bem como “dar visibilidade ao comércio tradicional, através da sua presença no mercado digital e disponibilizar um serviço de entregas ao domicílio”, explica a autarquia.
Em comunicado de imprensa, o município indica que vai disponibilizar um sistema de criação de lojas ‘online’ “gratuitas, durante três meses”, com venda direta, para as empresas locais e ainda a integração das lojas e dos produtos das empresas de Penafiel na APP Comércio Local dos CTT, em formato ‘marketplace’, também de forma gratuita.
“O consumidor poderá, através do telemóvel e tendo em conta a sua localização, ver quais são os comerciantes que estão presentes na aplicação, entrar em cada uma das lojas, efetuar as compras e pagar através de ‘MBWay’, cartão de crédito ou cartão de débito”.
Evitar filas de espera para acesso às lojas físicas, dar apoio à economia local e ter acesso à diversidade dos produtos locais a partir de casa são algumas das vantagens elencadas pela Câmara de Penafiel.
“O município de Penafiel está atento aos novos tempos, em especial na procura de soluções que possam minimizar o impacto desta pandemia nas famílias, empresas e comércio. Depois de termos lançados dezenas de medidas de apoio às empresas e às pessoas que estão numa situação social particularmente mais difícil, pretendemos reforçar o apoio ao nosso comércio local com todas as ferramentas possíveis”, afirma o presidente da Câmara, Antonino de Sousa, assumindo que se vivem “tempos difíceis” e que todos são chamados a dar o contributo para se vencer a pandemia e as consequências económicas e sociais.
A Câmara de Penafiel e a AEP vão lançar, em paralelo ao lançamento da nova aplicação, uma campanha de promoção e publicidade em defesa do comércio local para sensibilizar os consumidores a fazerem as suas compras de Natal no concelho e em segurança num contexto de pandemia.
A campanha arranca entre ainda este mês e vai decorrer também em dezembro.
Comentários