Conforme relatado pela DGT, na rede social ‘Twitter’, os controlos - em conjunto com a Guardia Civil - serão reforçados durante todo o fim de semana, para que os cidadãos cumpram as restrições de mobilidade para combater a pandemia da covid-19.

Há uma semana, as autoridades políticas regionais denunciaram o deslocamento de residentes em Madrid para as suas segundas residências, bem como o deslocamento interno em direção à costa ou às montanhas da Catalunha.

As autoridades temem que estas deslocações contribuam para a propagação do coronavírus, e muitas delas pediram aos cidadãos que regressem a casa ou que a Comunidade de Madrid seja encerrada.

Ao longo da semana, a mobilidade nos transportes de Espanha diminuiu, como resultado do Estado de Alerta devido à crise do coronavírus, mas teme-se que hoje mais pessoas pretendam mudar-se das principais cidades para as suas casas de férias.

Aproveitando o fecho de escolas e da instituição do teletrabalho, muitos cidadãos fizeram as malas para viajar para seus pontos de férias habituais, especialmente na costa da Comunidade Valenciana e Múrcia, o que gerou descontentamento generalizado nesses destinos turísticos.