No dia 30 de novembro foram realizados em Portugal cerca de 117 mil testes à covid-19, um novo máximo do país em 24 horas desde o início da pandemia, revela em comunicado a Task Force para a testagem.

Os dados não incluem os autotestes, mas chegam para bater o recorde de 98 mil testes feitos no dia 21 de abril, o anterior recorde.

"No dia 26 de novembro, o país tinha já atingido a marca de 21 milhões de testes à COVID-
19. Em novembro de 2021, realizaram-se aproximadamente 1,5 milhões de testes de diagnóstico, com uma média diária de cerca de 50 mil testes", relembra a nota.

No que diz respeito à tipologia de testes, o comunicado informa que se realizaram "até à data cerca de 15 milhões de testes TAAN/PCR e aproximadamente 6,3 milhões de TRAg de uso profissional, num
total de 21,4 milhões de testes".

Desde o dia 19 de novembro, os testes rápidos de antigénio efetuados nas farmácias e laboratórios aderentes ao regime excecional de comparticipação voltaram a ser gratuitos e assim se manterão até ao dia 31 de dezembro.

No comunicado, o grupo de trabalho lembra que a reativação do regime excecional e temporário de comparticipação “visa contribuir para a deteção e isolamento precoce de casos, prevenir e mitigar o impacto da infeção por SARS-CoV-2 nos serviços de saúde e nas populações vulneráveis, assim como reduzir e controlar a transmissão da infeção por SARS-CoV-2 e monitorizar a evolução epidemiológica da covid-19.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.