O distanciamento social é uma das medidas de contenção a que as autoridades mais apelam. Ficar em casa para combater a disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2), responsável pela doença Covid-19 é uma medida usada em países de todo o mundo. Desde os primeiros casos em Portugal que os portugueses também são aconselhados a fazê-lo.

Mas quantos estão em casa? Há uma página que os contabiliza. Ordenados por distrito, os números de portugueses que se marcaram como estando em casa chegavam, às 12:45, aos 41.181 — mais de metade em Lisboa.

Os números não são fiáveis, nem têm o objetivo de o ser "o objetivo desta página não é o de ter informação exata, mas o de ajudar a sensibilizar para esta questão tão importante neste momento", pode ler-se.

Quem se quiser juntar às contas deve preencher um inquérito onde responde com o distrito, a idade, a data de início do distanciamento social e o número de pessoas que estão consigo em casa.

O número de infetados pelo novo coronavírus subiu para 331, mais 86 do que os contabilizados no domingo, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, divulgado hoje às 12:30, há 2.908 casos suspeitos, dos quais 374 aguardam resultado laboratorial.

Segundo a DGS, há três casos recuperados.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 6.400 mortos em todo o mundo.