“De um total de 82 farmácias nos 10 municípios da Região de Leiria, apenas aderiram aos testes gratuitos 25 farmácias (cerca de 30%), registando-se mesmo nenhuma adesão em quatro municípios da região, respetivamente nos municípios da Batalha [que tem quatro farmácias], Castanheira de Pêra [uma farmácia], Figueiró dos Vinhos [três] e Marinha Grande [oito farmácias]”, referiu uma nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Segundo a nota, nesta região as farmácias aderentes situam-se em Alvaiázere (uma aderiu de um total de três), Ansião (aderiram todas as quatro farmácias do concelho) e Leiria (nove em 30).

Também a única farmácia do concelho de Pedrógão Grande aderiu aos testes à covid-19 comparticipados, assim como nove de um total de 20 farmácias no concelho de Pombal e uma farmácia em Porto de Mós, que tem nove.

A CIMRL reconhece que “face ao agravamento da situação pandémica e às novas regras sanitárias em vigor, e que exigem um teste negativo para entrar em vários estabelecimentos e eventos, a população tem acorrido em massa às farmácias onde os rastreios são gratuitos e comparticipados pelo SNS, tendo surgido muitas dificuldades para os utentes em resultado do reduzido número de farmácias aderentes ao programa de testagem”.

Para mitigar o problema, a CIMRL “está a diligenciar junto da Associação Nacional de Farmácias sobre a disponibilidade desta entidade em realizar parcerias e promover ações de sensibilização para incrementar a adesão das farmácias dos 10 municípios da Região de Leiria, promovendo desta forma uma colaboração mais efetiva das farmácias” ao programa nacional de testes rápidos de antigénio à covid-19, comparticipados pelo SNS (15 euros por teste).

A CIMRL observou que “esta medida visa monitorizar a evolução do desconfinamento, acautelando assim a transmissão descontrolada do vírus e promovendo a diminuição de contágios”.

A nota explicou que “os testes rápidos de antigénio podem ser feitos nas farmácias aderentes dos concelhos abrangidos da Região de Leiria, que estarão devidamente identificadas com o serviço ‘Testes Rápidos covid-19 (gratuitos)”.

“De igual forma serão dinamizadas ações de divulgação e informação das farmácias aderentes ao programa de testagem gratuita, através das redes sociais e meios de comunicação existentes nos municípios”, adiantou.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria pretende “aumentar consideravelmente o número de farmácias aderentes e, assim, garantir melhores condições de prevenção das populações locais”.

A covid-19 provocou pelo menos 5.261.473 mortes em todo o mundo, entre mais de 265,80 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.572 pessoas e foram contabilizados 1.172.420 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.