No final da reunião com o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, a propósito da reabertura do ano escolar, Rui Rio fez questão de dirigir-se aos portugueses.

“Como as coisas parece que estão um bocadinho melhor, se calhar as pessoas tenderão, a seguir à Páscoa, a aligeirar. Eu digo o contrário: como as coisas estão um bocadinho melhor, nós estamos e ganhar, e se estamos a ganhar, vamos manter o rigor para ganharmos em definitivo”, afirmou.

Para o líder do PSD, o pior que poderia acontecer seria, no momento em que se estão a obter alguns resultados, “as pessoas começarem a não cumprir, por saturação, com eficácia aquilo que está determinado”.

“E daqui por 15 dias ou três semanas voltarmos a ter tudo pior. Isso é que seria muito mau”, alertou.

Assim, Rio deixou um apelo a todos os portugueses: “se estamos a obter bons resultados, vamos manter o que estamos a fazer porque está a dar bons resultados”.

“Na Páscoa eu tenho a certeza de que vão cumprir até porque as normas apertaram muito. A seguir à Páscoa estas normas excecionais já não existirão, mas existirão as outras que nós temos de cumprir”, insistiu.