Ao longo dos últimos meses atualizaste o teu CV? Ótimo! Um documento bem estruturado que represente, sumariamente, aquilo que podes oferecer a uma organização é vital. Agora diz-nos: ao longo dos últimos meses trabalhaste nas tuas competências transversais?! Falamos das soft skills – aquelas que fazem parte da comunicação verbal e não verbal e que te colocam no mapa.

"As competências estão divididas em duas categorias: hard e soft. As hard skills envolvem um conhecimento específico, por exemplo capacidades técnicas, matemáticas, análise de dados, etc. As soft skills focam-se em atributos e traços de personalidade. Estes estão relacionados com a inteligência emocional e comportamento: capacidade de comunicar, resolver problemas, flexibilidade, apenas para nomear alguns" - Huffington Post.

A massificação do modelo “CV”, conjugada com o crescimento de redes sociais profissionais como o LinkedIn, resulta na valorização acrescida do documento em si em detrimento das características sociais que, em última instância, são o cartão de visita de todos os candidatos a qualquer tipo de função.

5 truques fáceis para melhorares o teu LinkedIn
5 truques fáceis para melhorares o teu LinkedIn
Ver artigo

Nesse sentido, no momento em que preparares a tua próxima entrevista, não te esqueças de colocar as tuas competências pessoais, sociais e emocionais nos lugares cimeiros da lista de afazeres — vai valer a pena!

Vais ter acesso a estas e muito mais dicas e conselhos na conferência “Começar Hoje”, cujas inscrições já abriram.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.