Ao longo dos últimos meses atualizaste o teu CV? Ótimo! Um documento bem estruturado que represente, sumariamente, aquilo que podes oferecer a uma organização é vital. Agora diz-nos: ao longo dos últimos meses trabalhaste nas tuas competências transversais?! Falamos das soft skills – aquelas que fazem parte da comunicação verbal e não verbal e que te colocam no mapa.
"As competências estão divididas em duas categorias: hard e soft. As hard skills envolvem um conhecimento específico, por exemplo capacidades técnicas, matemáticas, análise de dados, etc. As soft skills focam-se em atributos e traços de personalidade. Estes estão relacionados com a inteligência emocional e comportamento: capacidade de comunicar, resolver problemas, flexibilidade, apenas para nomear alguns" - Huffington Post.
A massificação do modelo “CV”, conjugada com o crescimento de redes sociais profissionais como o LinkedIn, resulta na valorização acrescida do documento em si em detrimento das características sociais que, em última instância, são o cartão de visita de todos os candidatos a qualquer tipo de função.
Nesse sentido, no momento em que preparares a tua próxima entrevista, não te esqueças de colocar as tuas competências pessoais, sociais e emocionais nos lugares cimeiros da lista de afazeres — vai valer a pena!
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